Chás relaxam, ajudam a aliviar sintomas da gripe e trazem muitos outros benefícios para a saúde. Mas preparar a bebida do jeito certo é muito importante para não alterar as propriedades das ervas e aproveitar melhor os efeitos da bebida.
Em reportagem de VivaBem, a nutricionista Nelaine Cardoso dos Santos explicou que tanto os chás quanto as infusões precisam ser feitos em uma água com temperatura elevada, para que os compostos bioativos sejam extraídos de maneira mais eficiente.
Mas, no caso das ervas, a água não pode estar fervendo: o ideal é fazer a infusão a 80 °C, para não degradar as substâncias presentes nas plantas.
A fervura do ingrediente principal da bebida só deve ocorrer quando você usar raízes e especiarias, como gengibre, canela e cravo, para extrair os óleos essenciais desses compostos.
E cada preparação tem seu tempo certo:
Chás pretos: infusão de dois a quatro minutos, no máximo.
Chás verdes e brancos: o tempo de infusão é de um a três minutos.
O vídeo acima é um recorte do Fica a Dica, quadro do VivaBem Hoje, programa que traz os principais assuntos sobre saúde do momento e é exibido ao vivo no YouTube e no Canal UOL, às segundas, quartas e quintas, às 14h. Veja abaixo o programa completo do último dia 22. Confira todos os episódios do VivaBem Hoje no canal do YouTube de VivaBem.
Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda