Sophia @princesinhamt
Food

Esfriou? Descubra 4 chás saudáveis para manter o bem-estar no inverno com Verônica Laino

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com a queda das temperaturas, um chá bem quentinho cai bem. Que tal cinco chás potentes?

Não precisa acrescentar todos e fazer apenas um chá. A ideia é escolher um e consumir no dia.

Chá verde - iStock - iStock
Imagem: iStock

(Camellia sinensis)

Apesar de muitas pessoas o associarem ao Japão, pois lá este é um dos chás mais consumidos, o chá verde na verdade se originou na China, em 2.737 AC. Hoje, cerca de três bilhões de quilos de chá verde são produzidos e consumidos anualmente.

A bebida é muito poderosa, pois contém quatro polifenóis característicos, ricos em catequinas. Para você ter uma noção, em uma xícara, 30% a 43% dela são de catequinas, e 3% a 6% são de cafeína. A epigalocatequina-3-galato é a mais abundante, e acaba recebendo o maior enfoque.

O chá verde tem uma propriedade antioxidante tão potente que é capaz de eliminar espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, ou seja, reduz os danos das nossas membranas. Isso faz com que ele auxilie na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e esteatose hepática.

Pensando ainda na obesidade, ele é excelente se consumirmos de duas a três xícaras por dia, sempre nos intervalos das refeições, já que ele aumenta a queima da gordura corporal e a taxa metabólica basal.

Para preparar o chá, evite a água fervendo. O ideal é colocar a água para ferver, e assim que aparecerem as primeiras bolinhas na panela, antes de a água levantar fervura, já desligar o fogo —a água deve estar por volta de 80°C. Depois de esquentá-la, coloque 1 colher (chá) da erva (3 a 4 g) para 200 ml, tampe, deixe 3 minutos em infusão, coe e consuma em até 6 horas.

chá - pexels-lil-artsy - pexels-lil-artsy
Imagem: pexels-lil-artsy

Laranja amarga (Citrus aurantium)

Derivado dos frutos imaturos (verdes) da laranja, na medicina chinesa é muito utilizado para promover a digestão e diurese, sendo ótimo para pessoas que tendem a reter mais líquido ao longo do dia.

As cascas contêm uma alta de p-synephrine, muito utilizado em produtos para controle de peso e com ação termogênica. Além disso, podem ajudar a aumentar a resistência em esportistas. Ele age aumentando a taxa metabólica basal, a quebra de gordura e controlando o apetite.

Para fazer o chá, coloque uma colher (sopa) da casca desidratada em 500 ml de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe e consuma em até 6 horas.

Chá, chá de gengibre - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Gengibre (Zingiber officinale)

Apesar de ser muito consumido como um tempero, seu chá tem propriedades incríveis. Ele pode auxiliar no tratamento de dores de cabeça, resfriados, náuseas e vômitos, por ser rico em compostos fenólicos e terpênicos.

Os benefícios não param por aí. Em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, a ingestão de gengibre diminuiu os níveis de insulina, colesterol LDL e triglicerídeos, sendo de extrema importância no tratamento da síndrome metabólica.

A maneira mais fácil de preparar o chá é ralando a raiz, assim você consegue extrair rapidamente todos os benefícios. Para fazer, você vai pegar a água quente, verter em cima do gengibre ralado e deixar abafado por 5 minutos. Depois é só coar e consumir. Em média, usamos uma colher (sobremesa) para cada 200 ml de água.

Chá de canela - iStock - iStock
Imagem: iStock

Canela (Cinnamomum cassia)

Apesar de ser usada apenas como um tempero para finalizar receitas, principalmente as típicas de São João, como canjica e arroz doce, a canela é utilizada na farmacologia desde 1963. Isso porque ela contém mais de 160 compostos com ações antitumorais, anti-inflamatórias e analgésicas, antidiabéticas e antiobesidade, antibacterianas e antivirais, é protetora cardiovascular, citoprotetora, neuroprotetora e imunorreguladora. Parece até bom demais para ser verdade, por conter tantos benefícios.

Pensando no processo de emagrecimento, a canela ajuda a aumentar a captação e a oxidação de glicose, beneficiando muitos pacientes com diabetes do tipo 2.

Por se tratar de uma casca, é preciso ferver a canela em pau. Em média, usamos um pauzinho para cada 250 ml de água, por 5 minutos. Então desligue o fogo e deixe abafado por 10 minutos. Só então coe o chá e consuma em até 6 horas.

Fonte: uol
Colunista: @chefcarlosmiranda

Sobre o autor

Avatar de Carlos Miranda

Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietário OSSOBUCO Outdoor Cooking