O que você acha de um ovo de Páscoa sabor fígado bovino? A cuiabana e médica veterinária Rafaelly Vendruscolo Bassan, de 26 anos, criou uma linha de ovos de Páscoa exclusiva para cães e gatos, utilizando como base proteínas como frango e fígado.
O chocolate, que é utilizado nas sobremesas tradicionais da data, é altamente tóxico para os animais, podendo até mesmo matar os bichinhos.
Em entrevista, Rafaelly contou que a ideia de investir na confeitaria para pets surgiu como uma forma de alimentar a própria cadelinha de estimação, uma cocker chamada Maya que, segundo ela, é um verdadeiro ‘aspirador de pó’ e come tudo que vê pela frente.
Além dos ovos, Rafaelly também criou biscoitos de cenoura e bolos. A profissional ainda explicou que os petiscos são produzidos de maneira artesanal, manual e de forma equilibrada para os animais.
De acordo com ela, todos os alimentos utilizados na produção também podem ser ingeridos por humanos.
“Sou uma veterinária que deseja poder agradar meu paciente durante uma consulta ou um pós-operatório de forma saudável e consciente, com a certeza de que tudo que tem ali até eu poderia comer”, disse.
Risco de Intoxicação
De acordo com Rafaelly, o cacau possui uma substância chamada teobromina que, para seres humanos, é inofensiva, no entanto, os animais tem uma metabolização muito lenta, favorecendo um quadro de intoxicação alimentar.
Veja sintomas de uma possível intoxicação alimentar em pets:
- Aumento da pressão
- Arritmias cardíacas
- Tremores
- Vômitos
- Diarreias
- Incontinência urinária
- Aumento da temperatura corpórea
- Convulsões que podem levar a morte
Fonte: primeirapagina