Sophia @princesinhamt
Food

Alimentos que combatem a ansiedade: descubra como a alimentação influencia nosso humor

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No último episódio da sétima temporada do Conexão VivaBem, a apresentadora Mariana Ferrão recebe a nutricionista Thais Barca, que explica a relação entre comportamento e comida, e á dicas dos melhores alimentos para comer no café da manhã, almoço e jantar.

A alimentação pode afetar o nosso humor?

A alimentação funciona como energia e, quando ocorre a diminuição dessa energia, alguns gatilhos são distribuídos para o organismo, principalmente para o sistema nervoso central.

Esse gera alterações químicas no cérebro. Há a liberação de neurotransmissores e hormônios, que vão estimulando as mudanças de humor, como irritabilidade. É o mesmo estímulo que existe em uma situação de estresse, de luta ou fuga.

Dietas restritivas têm alguma relação com esse processo?

Sim, dietas restritivas também causam esse gatilho devido à falta de comida e aos pensamentos de que não se pode comer, causados por ansiedade e estresse. É comum ver pessoas que fazem esse tipo de dieta com episódios de compulsão alimentar, por exemplo.

Alimentação pode afetar nosso humor e existe algum alimento para aliviar a ansiedade?

Ansiedade dá vontade de comer?

Sim. E não só por uma questão química. Já existem vários estudos mostrando que também há relação com o comportamento. Isso porque, quando a pessoa vive uma situação de ansiedade, tristeza ou frustração, quer algo para acalentar o coração.

Desde crianças ouvimos dos pais coisas do tipo: “Você foi bem na escola, vou te dar uma coisa diferente para comer” ou “Poxa, você caiu e machucou o joelho. Come alguma coisinha para se sentir melhor”.

“Junta a questão química com a comportamental e temos um prato cheio”, diz a nutricionista Thais Barca. “É difícil, mas a gente tenta ensinar os pais a evitarem essas relações com a alimentação para a criança não começar a ter gatilhos. A gente só vai ver o resultado desses comentários na vida adulta”.

Por que sentimos mais vontade de comer nos dias frios?

O organismo precisa produzir e gastar mais energia para poder manter o calor nos dias frios, por isso sentimos mais fome. “Acredito que tenha um aumento de pelo menos 200 calorias nessa época”, diz Thais.

Além disso, a tendência nos dias frios é que as pessoas comam alimentos mais quentes e acolhedores, que geralmente contêm mais gordura e açúcar. Nesses casos, o ideal é optar por opções mais saudáveis ou preparar misturas aquecidas.

Quando a sensação de conforto que a comida gera pode se tornar um caminho para a compulsão?

A compulsão alimentar é diferente de um “comer transtornado”. Segundo Thais, a compulsão é um transtorno alimentar caracterizado pelo consumo exagerado e o indivíduo nem percebe o que está comendo, pois come tudo o que vê pela .

“Pacientes relatam que é como se tivesse uma cortina diante deles. Eles não se enxergam ali e não entendem o que está acontecendo. Uma paciente minha conta que “acordou” e só percebeu quando estava com um pote de feijão gelado e comendo uma cabeça de couve-flor crua. Ela falou ‘meu Deus, o que estou fazendo?'”, conta a nutricionista.

O caminho para se chegar à compulsão é longo e o tratamento é feito com equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, psiquiatra e psicólogo.

Já o comer transtornado é quando a pessoa desconta sentimentos na comida, o que pode levá-la a repetir a refeição várias vezes, comer uma barra de chocolate ou um pacote de bolacha de uma vez. Nesses casos, a pessoa deve procurar ajuda, porque isso não é normal e pode piorar.

Como sentir prazer com a comida depois de um dia estressante, mas sem cair na tentação de comer demais?

Se a pessoa estiver muito estressada e querendo comer algo específico para relaxar, ela pode comer. Não tem problema fazer isso uma vez ou outra.

Uma dica é praticar o mindful eating, ou seja, tentar comer com atenção plena. Uma forma de fazer isso é montar o prato de um jeito que agrade aos olhos, sentar-se à mesa (não é legal sentar no sofá) e colocar uma música, além de mastigar devagar, sentir os sabores e as texturas dos alimentos. Evite qualquer distração e todo tipo de tela, TV, , tablet ou computador.

Por que as mulheres sentem tanta vontade de comer doce para aliviar a TPM (tensão pré-menstrual)?

Isso acontece em razão de alterações hormonais que diminuem, por exemplo, a serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Algumas mulheres podem sentir vontade de comer mais doce. Uma estratégia é consumir alimentos que aumentem a serotonina, como banana com aveia e mel, além de sementes de abóbora e girassol.

Alimentos afrodisíacos, como amendoins, ostras e ovos de codorna, aumentam a libido ou a fertilidade?

De acordo com Thais, não há artigos científicos comprovando benefícios dos alimentos afrodisíacos na fertilidade.

“Quando se pensa em ter uma boa fertilidade, não é um alimento que vai ser o vilão ou o mocinho, mas ter uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, como evitar álcool e tabagismo, e praticar atividade física regularmente”.

O McDonald’s já expôs à público que adicionava dextrose, um tipo de açúcar, nas batatinhas. Seriam essas substâncias “extras” o motivo pelo qual todo mundo fica viciado em fast food?

Thais explica que esses ingredientes não são naturais: são aditivos químicos que têm efeito no sistema nervoso central e aumentam a produção de gaba, um neurotransmissor que deixa as pessoas mais agitadas, irritadas e ansiosas. “Tem também os excessos de gordura e de sal que ativam algumas regiões do cérebro que despertam o desejo de comer mais”, diz ela.

Ainda de acordo com a especialista, os aditivos químicos deixam as papilas gustativas mais adormecidas e a pessoa não sente o sabor real dos outros alimentos.

Qual o melhor alimento para o café da manhã para começar o dia com mais disposição?

O ovo é um alimento completo: tem proteína, gordura e alguns minerais que são importantes para o nosso dia a dia. Por ser uma proteína de alto valor biológico, também demora para sair do estômago e promove mais saciedade.

Há estudos apontando que se a pessoa começa o dia com uma proteína de alto valor biológico, tende a beliscar menos ao longo do dia. Para vegetarianos e veganos, uma opção é a pasta de leguminosas, como o homus, que é feito com grão-de-bico e tofu.

Qual o melhor alimento para aliviar a ansiedade?

Não há um alimento específico, mas sim uma questão comportamental. Evite ficar longas horas sem comer, afinal isso causa alterações de humor, além de mais ansiedade e estresse. De forma geral, prefira os alimentos mais leves.

Quais os melhores alimentos para ter mais energia no treino?

São os carboidratos, incluindo pão, macarrão, batata, frutas, além do suco de uva integral —uma boa opção para quem não tem muito apetite antes do treino.

Existe algum alimento para melhorar o foco e a concentração?

Não existe um único alimento, mas uma rotina alimentar. Para ter mais foco e concentração, evite carboidratos simples, como pão e macarrão brancos e tapioca. Priorize os integrais e faça os ajustes adequados de gordura e proteína. Isso vai te ajudar a ter uma alimentação equilibrada, com mais vitaminas e minerais.

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Carlos Miranda

Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietário OSSOBUCO Outdoor Cooking