Sophia @princesinhamt
Food

Chá para imunidade: veja 7 receitas e quando tomar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nem sempre é necessário mudar hábitos radicalmente ou recorrer a remédios caros para melhorar o sistema imunológico. Existem vários fatores que podem contribuir nesse fortalecimento, e focar na alimentação saudável está entre os mais importantes. É o caso, por exemplo, de chás que ajudam a fortalecer a imunidade.

Em momentos nos quais as temperaturas estão oscilando bastante e os resfriados aparecendo de forma recorrente, os chás para aumentar a imunidade são uma alternativa barata e fácil de encaixar na rotina.

Apesar de nenhuma bebida resultar em milagres, se preparadas do jeito certo e com os ingredientes adequados, têm efeitos significativos.

Segundo Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em nutrição clínica funcional, é essencial que o uso dos chás seja orientado por um profissional, a fim de evitar misturas que fazem mal ao organismo. Além disso, combinar líquidos e alimentos “de verdade” —para mastigar— potencializam a absorção dos nutrientes.

Ingredientes que aumentam a imunidade

Entre várias ervas, raízes e outros tipos de alimentos que ajudam o sistema imunológico, alguns se destacam:

  • Gengibre

Age contra inflamações, com gases, distensão abdominal e ainda facilita a digestão —se consumido antes de refeições mais pesadas. É indicado para quem tem doença de Crohn e outros distúrbios digestivos. Possui efeito termogênico. Além disso, como possui gingerol, ajuda em casos de persistente, como no pós-covid. Contraindicações: pessoas sensíveis à histamina.

  • Açafrão

Melhora a saúde do fígado, contribuindo para estímulo do processo de desintoxicação. Desde a antiguidade é usado para doenças do coração, pois ajuda a diminuir os níveis de . Tem ação anti-inflamatória, efeito antioxidante e é rico em carotenoides, prevenindo alguns tipos de câncer. Melhora as funções da retina. Contraindicações: gestantes e lactantes.

  • Canela

É um alimento termogênico que também ajuda a diminuir a necessidade de consumir doces. Pode ser usado como coadjuvante em tratamento para compulsivos, além de atuar na proteção e melhora dos processos, regulando o metabolismo do colesterol e dos . Ainda contribui para a disposição mental. Contraindicações: gestantes e lactantes.

  • Orégano

Possui ação antifúngica e antimicrobiana, atuando sobre micoses e de recorrência, por exemplo. É uma erva rica em antioxidantes (carvacrol e timol) que reduz dados às células e contribuem para diminuir o risco de câncer. Contraindicações: gestantes e lactantes.

  • Alho

É antitrombótico, expectorante, age contra , diminui a produção de gases e age contra resfriados mais intensos. Contraindicações: gestantes e lactantes.

  • Hortelã

A erva tem características anti-inflamatórias potentes, principalmente quando as mucosas nasais estão inflamadas, levando em consideração as condições climáticas. Por ter fósforo e cálcio, se torna um alimento poderoso para a imunidade. Contraindicações: gestantes, lactantes, crianças menores que cinco anos e quem sofre com ou com constante.

  • Camomila

É uma indutora de sono, assim como a melissa, pois atua sobre os receptores GABA, presentes no sistema nervoso central, que tem função relaxante, por isso é ideal para ser consumido à noite. Ela também fortalece o sistema cardiovascular, alivia cólicas e tem efeito protetor contra o câncer. Contraindicações: gestantes, lactantes e pessoas que tiveram reações alérgicas à camomila.

Receitas de chás para melhorar a imunidade

1 – Chá de gengibre

Ação: ameniza sintomas de tosse.

Ingredientes

  • 3 cm de gengibre
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Decocção de gengibre para extrair o máximo de gingerol (substância para imunidade): ferver um pedaço de aproximadamente 3 cm de gengibre por 10 minutos em 500 ml de água (panela tampada para não evaporar), tampar e deixar abafado por 5 a 10 minutos e beber.

2 – Chá de açafrão

Ação: contra resfriados persistentes.

Ingredientes

  • ½ colher de chá do pó de açafrão
  • 1 xícara (200 ml) de água
  • Mel, gengibre, limão, cebola, pimenta do reino e canela em pau a gosto

Modo de preparo

Use ½ colher de chá de pó para 1 xícara (200 ml) de água. Faça o chá em infusão, deixando a água a 70°C e adicionando mel e gengibre. Se desejar, acrescente limão com casca, casca de cebola, pimenta do reino e canela em pau.

3 –

Ação: combate a infecção das vias respiratórias.

Ingredientes

  • Canela em pau
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Pode ser usado como base para outros chás para quem tem dificuldade em tomar chá sem adoçar. Ferver o pau de canela por 10 minutos em 500 ml de água (panela tampada para não evaporar), tampar e deixar abafado por 5 a 10 minutos e beber.

4 – Chá de orégano

Ação: função antifúngica.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara (200 ml) de água fervente

Modo de preparo

Colocar as ervas em 1 xícara (200 ml) de água filtrada fervente, abafar e aguardar 10 minutos para a infusão ficar pronta.

5 – Chá de alho

Ação: contra .

Ingredientes

  • 2 dentes de alho
  • 250 ml de água

Modo de preparo

Ferver cerca de 250 ml de água, descascar 2 dentes de alho, amassar o alho e o colocar em uma xícara. Adicionar água fervente e abafar. Deixar descansar por cerca de 10 minutos e beber morno.

6 –

Ação: tratamento de .

Ingredientes

  • Folhas picadas de hortelã;
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • Mel a gosto

Modo de preparo

Adicionar a água fervente sobre as folhas de hortelã já picadas ou amassadas, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e adoçar com o mel.

7 – Chá de camomila

Ação: ajuda a ter boa noite de sono.

Ingredientes

  • Flores da camomila secas
  • 1 xícara (200 ml) de água

Modo de preparo

Despejar a água fervente, abafar e manter em infusão, por sete ou oito minutos. Coar e beber em seguida. Além das flores secas da camomila, também é possível encontrar saquinhos de chá prontos e até óleos essenciais.

Como ir além dos chás para melhorar a imunidade?

A nutricionista Patrícia Alves Soares Lara, especialista em nutrição ortomolecular, lembra que os chás são uma bebida milenar e que sempre tiveram a característica de serem vistos como agentes potencializadores e curativos. Mas ela faz uma ressalva:

As pesquisas sobre o poder dos chás apontam que não adianta usar um único ingrediente para tratar a imunidade quando a sua alimentação é completamente inflamatória. Não adianta consumir alimentos ricos em açúcar, com muitos corantes, industrializados e achar que o chá vai fazer uma mágica.

Haiek salienta que, além de manter um cardápio saudável, evitando alimentos sem valor nutritivo, também é indispensável ter boas noites de sono.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.