Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (03/06) da newsletter VivaBem. Para assinar esse e outros boletins gratuitamente e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.
Entramos na época das festas juninas e de seus alimentos simbólicos, como o amendoim. Cozido, assado, salgado ou doce, esse grão saboroso é muito nutritivo.
Fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, a leguminosa (sim, o amendoim é do mesmo grupo de alimentos do feijão) ajuda na recuperação muscular, na proteção cardiovascular e no funcionamento do sistema nervoso, conforme mostra reportagem de VivaBem. Veja benefícios do amendoim:
1. Reduz o risco de diabetes A gordura monoinsaturada e as fibras do alimento ajudam a evitar picos de açúcar no sangue durante as refeições. Em um estudo, o consumo dos grãos ou da pasta de amendoim diminui o risco de diabetes tipo 2.
2. Protege o coração O consumo de gordura monoinsaturada aumenta o HDL (“colesterol bom”) e reduz o nível de LDL (“colesterol ruim”). Isso evita o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, que podem causar problemas como infarto e AVC.
3. Auxilia no controle do peso Apesar de o amendoim ser muito calórico (cada 30 g tem 188 kcal), o fato de conter fibras e proteínas faz com que o alimento contribua para manter a saciedade por mais tempo, evitando os beliscos fora de hora.
4. É aliado dos músculos Além de fornecer 8,25 g de proteínas em cada 30 g, o amendoim é fonte de magnésio e potássio, minerais essenciais para a saúde muscular. Assim, o grão contribui para a força muscular e a recuperação após exercícios físicos.
5. Fortalece o sistema nervoso A oleaginosa tem vitaminas do complexo B, vitais para a saúde do cérebro e do sistema nervoso, ajudando na manutenção das funções dos neurônios e reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Um iogurte proteico sem enganação
VivaBem lançou nesta semana a newsletter Guia do Supermercado. Nela, a química de alimentos Sari Fontana faz avaliações de produtos e dá dicas para você comer de forma mais consciente.
Para começar, Sari avaliou o YoPro Natural 17 g de proteínas. Com poucos e bons ingredientes, o iogurte foi considerado pela especialista uma boa escolha, que pode fazer parte de uma dieta saudável. Confira aqui a avaliação completa do YoPro Natural.
Fonte: uol