A carioquíssima Granado, quem diria, tem DNA português. Em 1870, uma das marcas mais queridinhas do Brasil foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, no centro do Rio de Janeiro, e permaneceu na mesma família até ser comprada por um executivo inglês apaixonado pelo Brasil. Agora, 152 anos depois, é a família Freeman quem cruza o Atlântico de volta e finca os pés da marca em com a abertura da primeira perfumaria internacional, na sequência das lojas que, com o mesmo conceito, só existem no e em . “ foi uma escolha natural, a cidade abraçou a Granado”, conta a proprietária Sissi Freeman, diretora de marketing da marca.
“Queremos mostrar uma perfumaria diferente, um pouco mais tropical, que explora flores e extratos brasileiros. Temos perfumes com caju, com a tonka (uma espécie de baunilha), todos interpretados de forma brasileira e mais fresca, sem seguir a tendência tradicional da perfumaria francesa e europeia. Temos uma linha que conta essa história do Brasil, da Granado e do Rio de Janeiro. Nosso conceito une o contemporâneo com a tradição da marca e tenta mostrar uma interpretação um pouco mais quente, fresca e colorida da perfumaria”, explica.
A primeira aventura da Granado em Portugal aconteceu em 2020. A marca foi comercializada por pouco tempo dentro da incrível Casa Pau Brasil, que acabou sucumbindo à pandemia. Agora ela tem brilho próprio no coração do Chiado, recheada unicamente dos frascos das linhas vintage e de uma tropicalidade inconfundível. Para ser mais precisa: em frente à Bertrand, a mais famosa livraria portuguesa, e a poucos passos da estátua de Fernando Pessoa em frente ao café A Brasileira.
“Escolhemos o Chiado porque queremos ser uma marca que os portugueses descubram. Mas Lisboa virou também uma cidade turística para os europeus e gente de todo o mundo, o que nos dá uma visibilidade muito importante. É legal também que podemos contar um pouco da nossa história. Acho que quem está passeando aqui no Chiado quer também história e tradição”, diz Sissi.
A Granado deu o seu primeiro passo fora do Brasil em 2013, quando começou a ser vendida no Le Bon Marché, em . A primeira loja própria também foi inaugurada em Paris, em Saint-Germain-des-Prés, em novembro de 2017. Hoje a marca já está presente também na Inglaterra, mas o conceito exclusivo de perfumaria por enquanto é exclusividade portuguesa.
Fonte: viagemeturismo