Sophia @princesinhamt
Cinema

The Last of Us não é a série que melhor representa o apocalipse: Esta é a que você tem que ver no Disney+

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

The Last of Us acaba de terminar sua primeira temporada, deixando um gosto agridoce entre os espectadores. Principalmente por causa dos inúmeros dramas que esta parcela inicial de episódios nos deixou. Como diz o meme: “Eu vim pelos zumbis e sai com depressão”. Não houve uma semana que não deixasse os seguidores com lágrimas nos olhos.

Tem sido um sucesso retumbante na HBO Max e uma das poucas vezes que uma adaptação de videogame recebeu ótimas críticas. A boa recepção de The Last of Us foi quase unânime, mas acontece que não é a melhor representação do apocalipse que existe na televisão. De acordo com Emilio Bueso, autor de Cenital e especialista em ficção especulativa, há uma série que todos os fãs dessas coisas do fim do mundo devem assistir.

O autor recomendou The Collapse (2019) — L’Effondrement, em seu título original. Ao contrário de muitos outros, ele tenta nos preparar para não acabar no mar de cadáveres que acabou sendo a história de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey).


The Collapse

THE COLLAPSE: A SÉRIE QUE ENSINA POR QUE ESTAMOS PRESTES A ENTRAR EM COLAPSO

Originalmente da França, The Collapse estreou no final de 2019 no Canal+. Seus oito episódios seguem a vida de diferentes membros da sociedade e como eles tentam sobreviver em uma civilização que entrou em colapso. As questões que causaram o fim do mundo são desconhecidas, mas as consequências são vistas: quedas de energia, escassez de suprimentos, mudanças climáticas. Em suma, uma situação tensa que coloca suas habilidades à prova.

Para Bueso, esta série representa muito bem o que o apocalipse poderia significar na vida real e, acima de tudo, ele o recomenda porque os personagens tentam se salvar da tragédia que muitas outras ficções apresentam. “A pior coisa sobre cenários apocalípticos é que eles trazem consigo montanhas e montanhas de cadáveres e essa é uma tragédia terrível que devemos evitar a todo custo”, explica ele em uma entrevista à SensaCine.

Sendo um engenheiro de análise de risco e acostumado a ver os planos de contingência como uma falha dos planos de prevenção, só posso recomendar uma série cuja missão conceitual é precisamente nos salvar do pior do colapso, em vez de enfrentar sua dureza como se fosse um videogame e não uma crise humanitária do tipo que causa muita dor.

“Isso vai explodir sua mente e vai mostrar situações que você certamente não contemplou. Também explicará o que deve ser feito para que não acabemos nos matando e, acima de tudo, por que estamos prestes a entrar em colapso”, disse. “Seu último capítulo constitui o apelo mais impressionante e sério contra a catástrofe social que eu já vi, o tipo de discurso que eu teria dado um braço para assinar.”

Uma última razão pela qual recomendamos a série: seus episódios não excedem 30 minutos e são filmados em uma sequência. Em menos de quatro horas, você terá visto na íntegra. Como dissemos no título, está disponível no Disney+.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.