Para a alegria da audiência que adora conhecer os diferentes pontos do mundo através de longas internacionais, o filme da Tela Quente desta segunda-feira (22) é A Redenção. Dirigido por Tony Chan, o longa chinês é uma adaptação de The Deepest Water are Tears, livro de não-ficção do autor Bao’erji Yuanye.
Estrelado por Huang Xiaoming, Du Jiang, Tan Zhuo, Yang Zi, Zhang Zhehan, Gu Jiacheng, Yin Xiaotian e Gao Ge, o projeto apresenta os bastidores de um incidente da vida real, o derramamento de óleo do porto de Xingang.
Na trama, um grupo de corajosos bombeiros lida com uma série de incêndios após a explosão de uma fábrica de produtos químicos. É uma corrida contra o tempo para os bombeiros, pois eles se colocam em perigo para salvar as pessoas nas proximidades dos incêndios.
O caso real
O longa apresenta os bastidores dos eventos reais de 16 de julho de 2010, quando um oleoduto estourou no porto Dalian, no norte da China, provocando um incêndio e o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo pesado no oceano. Quase dez dias depois, com o apoio de quase 8 mil trabalhadores e centenas de barcos pesqueiros, a mancha foi controlada.
Preparação intensa
De acordo com o portal China Daily, o escritor do livro usado como base passou mais de dois meses entrevistando vários bombeiros, cerca de 188 profissionais, que arriscaram suas vidas para resgatar as pessoas presas e apagar o incêndio. O local com cerca de mil metros quadrados foi reproduzido no filme e nela é possível ver uma réplica em tamanho real do porto de Dalian.
Assim como a equipe de produção se preparou através de uma imersão com pessoas envolvidas, os atores passaram por um treinamento de um mês para dominar as habilidades da profissão e saber lidar com incêndios como na vida real.
“Ainda sinto um pouco de medo ao relembrar as cenas de combate a incêndios. E isso me faz respeitar os bombeiros chineses e sua bravura”, diz Huang.
Que horas A Redenção vai ao ar?
A Redenção vai ao ar na TV Globo após a exibição da novela Terra e Paixão, às 22h25.
Fonte: adorocinema