O Oscar 2023 aconteceu na noite de ontem (12), com algumas surpresas, vitórias esperadas e marcos para a história do cinema. Se Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo roubou a cena ao ganhar sete estatuetas – incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz (Michelle Yeoh) e Melhor Direção (Daniel Kwan e Daniel Scheinert) –, um de seus concorrentes tampouco será esquecido facilmente. Trata-se de Triângulo da Tristeza, cuja protagonista teve um fim trágico e foi completamente ignorada pela premiação.
O longa-metragem sueco é estrelado por Harris Dickinson e Charlbi Dean, como o casal de modelos Carl e Yaya. Navegando pelo mundo fashionista enquanto tentam se tornar influencers, eles ganham passagens para viajar em um yacht de luxo, frequentado por um grupo seleto de milionários.
Mas uma noite de tormenta e ataques de piratas fazem o navio naufragar, deixando os sobreviventes presos em uma ilha deserta. A hierarquia muda completamente quando, em meio ao bando de ricaços, a única pessoa que sabe como se virar é uma camareira filipina, capaz de pescar com as próprias mãos e fazer uma fogueira.
Dirigida e escrita por Ruben Östlund, essa comédia sarcástica – que faria qualquer fã de The White Lotus sorrir – levou a Palma de Ouro no último Festival de Cannes, em maio de 2022. Porém, em 29 de agosto daquele mesmo ano, Charlbi faleceu repentinamente. Segundo a revista Rolling Stone, a atriz sul-africana sentiu dor de cabeça antes de dormir. Ao acordar, pediu ao namorado que a levasse ao hospital, em Nova York, morrendo pouco depois. Charlbi tinha 32 anos.
A causa da morte permaneceu em sigilo até dezembro: ela foi vítima de uma sepse, quer dizer, uma reação exagerada do organismo a alguma infecção causada por vírus, bactéria ou fungo. No caso da jovem, foi a bactéria Capnocytophaga. Como os sintomas se parecem com os de outras doenças, o diagnóstico corre o risco de ser feito tardiamente, levando à falência múltipla de órgãos e, portanto, ao óbito.
Acontece que, durante a cerimônia do Oscar, Charlbi foi excluída da tradicional homenagem aos artistas falecidos. Este ano, enquanto Lenny Kravitz performava “Calling All Angels”, foram citados nomes como o de Jean-Luc Godard, Angela Lansbury, Olivia Newton-John, Raquel Welch, Ray Liotta e tantos outros. O de Charlbi, contudo, não apareceu no in memoriam.
No Twitter, a ausência foi amplamente notada e questionada. Afinal, a jovem era a protagonista de um filme indicado não só à categoria principal, como também a Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Além disso, o papel de Yaya vinha sendo considerado um dos mais relevantes de sua breve carreira, que inclui a série Black Lightning, da The CW, e a franquia de dramédia sul-africana Spud.
Se você já assistiu a Triângulo da Tristeza, provavelmente notou que Charlbi tinha uma grande cicatriz na barriga. Isso porque, em 2009, ela sofreu um grave acidente de carro e teve seu baço extraído. A falta do órgão, que é responsável pela filtragem do sangue e ajuda na defesa imunológica, acabou se provando um complicador quando descobriu a sepse (ou septicemia).
Você reparou na gafe cometida pelo Oscar? Conte para a gente o que achou! E se ainda não viu Triângulo da Tristeza, saiba que está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Fonte: adorocinema