Estamos no meio de As Duas Torres (2002), o segundo filme da trilogia O Senhor dos Anéis, criada por J.R.R. Tolkien e adaptada para as telonas por Peter Jackson. Guiados pelo dissimulado Gollum (Andy Serkis), os hobbits Frodo Bolseiro (Elijah Wood) e Samwise Gamgee (Sean Astin) continuam sua jornada até Mordor, onde devem destruir o Um Anel de Sauron para sempre.
Depois de cruzar as montanhas escarpadas de Emyn Muil, os dois amigos se deparam com uma uma terra vasta, particularmente sombria, que leva o nome nada convidativo de “Pântano dos Mortos”.
A região deve seu apelido à terrível Batalha de Dagorlad que ali aconteceu vários milênios antes, e às dezenas de cadáveres de Elfos, Orcs e Humanos que terminaram espalhados no lamaçal.
Se no longa-metragem de Jackson a cena é arrepiante, já o era no livro de Tolkien. E por um bom motivo: ao escrevê-la, o britânico buscou inspiração em suas próprias memórias da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em especial da desastrosa Batalha do Somme, ocorrida entre 1º de julho e 18 de novembro de 1916.
Considerada pelos historiadores como uma das maiores ofensivas da Frente Ocidental, foi travada no nordeste da França, às margens do rio Somme, com os exércitos do Reino Unido e da França avançando contra as forças da Alemanha. Mais de três milhões de homens estavam envolvidos no conflito; mais de um milhão ficaram feridos; e mais de 300 mil morreram.
Brad Dourif, intérprete de Gríma Língua de Cobra na saga da Terra-média, relembrou essa informação no comentário em áudio de As Duas Torres. “Coisas como essa vão me perseguir pelo resto da minha vida. Eu nunca tinha visto isso, o Pântano dos Mortos. A descrição de Tolkien vem do que ele experimentou durante a Primeira Guerra”, explicou.
“Os buracos de granadas se enchendo de água, e os soldados mortos caídos lá, com os olhos bem abertos, olhando para você de baixo, como se estivessem vivos. É particularmente assustadora esta impressão de uma tragédia passada. Toda aquela juventude desperdiçada. A guerra é mesmo uma grande bagunça”, completou o ator.
Vale lembrar que a trilogia de O Senhor dos Anéis está disponível no catálogo do Amazon Prime Video, assim como O Hobbit.
Fonte: adorocinema