foi um dos grandes sucessos da TV norte-americana dos anos 1980. Apresentada ao público brasileiro através do SBT durante alguns anos, a série ainda teve transmissão em 2008 pela Bandeirantes em solo nacional.
A trama acompanhava Penelope Punky Brewster, uma garotinha que é abandonada pela mãe em um supermercado, contanto apenas com a companhia de seu cão, Brandon. Ela vai à procura de um abrigo, e acaba encontrando um apartamento vago em um prédio da redondeza e acaba ficando por lá.
O prédio tinha a supervisão de George Gaynes, um fotógrafo que, assim que descobre sobre Punky, se emociona com sua história, e acaba se tornando como um pai para a menina. Além dele, Punky acaba fazendo diversas amizades pelo prédio, e começa a viver aventuras e histórias atrapalhadas.
Com quatro temporadas, a série foi responsável por catapultar a carreira de . Com diversas produções ao longo da carreira, a atriz esteve presente em projetos marcantes dos anos 1990, após o encerramento de Punky, como , , Grown Ups e . Este foi um período para embarcar em aventuras cinematográficas, com créditos em Clube dos Mentirosos, Amor Sinistro, Motel Blue e Esperando por Você.
Já nos anos 2000, Soleil participou de 66 episódios de . Dedicada à narração de diferentes animações, ela também trabalhou em , Planeta Sheen, Bratz e . Neste período, a atriz basicamente fez trabalhos de dublagem, mas retornou a produções “live-action” em 2017 com Hollywood Darlings.
Há poucos anos, Soleil reprisou o seu papel icônico dos anos 1980 em , revival que apresentou a versão adulta de sua personagem. Trinta anos depois da trama original, a personagem agora é uma mãe solo de três filhos tentando, a todo custo, organizar a própria vida. Mas tudo muda quando ela conhece uma garotinha que a faz lembrar de si mesma durante a infância.
Depois deste trabalho, a artista participou de Rastros de um Crime antes de retomar seus trabalhos de dublagem em outro revival: , no qual faz Zoey, a narradora. Esta produção está disponível no Disney+. Além dos seus trabalhos como atriz, Soleil ainda dirigiu o documentário Kid 90, no qual narra suas próprias memórias e expõe sua vida quando era apenas uma adolescente vivendo o estrelato.
Neste registro, ela conta sobre algumas situações problemáticas que viveu durante a juventude. À revista Harper’s Bazar, ela descreve o projeto como uma experiência de “abrir a caixa de Pandora de toda a minha adolescência”. Ela ainda conta outro detalhes do período: “Tive múltiplas experiências que foram realmente dolorosas que descobri por meio das fitas e dos diários. Ainda estou dando sentido a elas”, contou ela à Variety.
No momento, Punky, a Levada da Breca não está disponível em serviços de streaming.
Fonte: adorocinema