Sophia @princesinhamt
Cinema

O filme de ficção científica que é um marco fundamental do gênero, segundo Christopher Nolan: “Já vi centenas de vezes”

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christopher Nolan é um dos diretores com melhor mão para o gênero de ficção científica. Ele tem tantos fãs quanto ‘haters’, mas ninguém pode negar que ele tem propostas muito interessantes para o gênero e que se destacou com sucessos. Interestellar (2014), A Origem (2010) ou a trilogia do Batman são grandes filmes que colocaram o diretor como referência.

Por isso é sempre interessante dar uma olhada nas influências que ele exerce em sua obra. Se você é fã do cinema de Nolan, certamente também gostará dos filmes que ajudaram a moldar suas histórias. De todos eles, existem vários que se destacam sobre os outros e Blade Runner (1982) é um deles .


Blade Runner, o Caçador de Andróides







Nolan aponta Ridley Scott como um dos diretores que ele admira e vários de seus filmes foram fundamentais em sua formação cinematográfica. “Sempre fui um grande fã de Ridley Scott, mesmo quando era criança. Alien e Blade Runner me impressionaram porque criaram mundos extraordinários que me imergiram completamente neles ”, diz ele.

Não é a primeira vez que ele cita o inesquecível longa Blade Runner como um de seus favoritos. Em entrevista à Entertainment Weekly , o cineasta diz que é um marco.

Acho que sempre que você dá uma olhada em filmes de ficção científica, há alguns pilares. ‘Metrópole’. ‘BladeRunner’. ‘2001’. Sempre que você fala em deixar o planeta, 2001 é uma inevitabilidade. Mas há apenas um 2001. Então você não quer chegar muito perto dele.

Blade Runner tem três versões: a que chegou aos cinemas, a versão do diretor e a versão final. A preferida de muitos fãs é a montagem final, aquela em que o envolvimento de Ridley Scott é maior. Mas para Nolan o melhor é aquele que chegou aos cinemas, o mesmo que Scott odeia. Em entrevista ao podcast Happy Sad Confused, ele explicou que tinha o filme “literalmente centenas de vezes” e chegou à conclusão de que era “a melhor versão” .

Blade Runner foi mal interpretado

2024 word1
Warner Bros.
Harrison Ford como Rick Deckard

É muito estranho falar de Blade Runner hoje como um filme de ficção científica subestimado, mas foi. Poucos críticos, após sua estreia em 1982, elogiaram a proposta de Scott. A maioria criticou por focar demais nos efeitos especiais e deixar o roteiro de lado.

Por exemplo, Leonard Maltin, da Los Angeles Film Critics Association, disse que tinha “um roteiro confuso e personagens principais pouco atraentes” . Enquanto a crítica do The New York Times, Janet Maslin, chamou isso de “desastre“. Segundo ela, não há nada que seja explicado de forma “coerente”. Pat Berman, do The State and Columbia , chamou isso de “pornografia de ficção científica” .

Alguns ousaram dizer que Blade Runner resistiria muito bem ao teste do . A revista Ares acertou: “Incompreendido pelo público e pela crítica, é de longe o melhor filme de ficção científica do ano.” O tempo, claro, mostrou a verdade.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.