Falta pouco menos de um mês para conhecer os vencedores do , evento que encerra a atual temporada de premiações cinematográficas. Para alavancar a campanha de um dos seus indicados, a Netflix decidiu tomar uma atitude ousada e liberar um longa-metragem completo, de forma gratuita, online.
Vencedor do Annie Awards, uma das principais honrarias de animação de Hollywood, nas categorias de Melhor Atuação de Voz () e Melhor Roteiro em Filme Animado, agora está disponível, sem necessidade de assinatura no serviço de streaming, na internet.
Adaptação de uma graphic novel best-seller do New York Times e premiado com um Eisner Award, o longa é baseado em uma graphic novel escrita por ND Stevenson, de .
A animação acompanha a personagem-título, uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Nimona tem uma história curiosa na indústria, pois estava em desenvolvimento pela Blue Sky Studios há alguns anos. Após a compra da Fox pela Disney, o estúdio passou a estar sob o domínio da casa do Mickey. Em um corte de reestruturação, a empresa foi fechada e o filme cancelado. Meses após ser arquivado, o projeto foi salvo pela Netflix, que o lançou no ano passado. Dessa forma, o filme foi de esnobado a indicado ao Oscar em pouco tempo.
“O que começou como uma pequena webcomic em um porão maltrapilho… para um filme oprimido que teve que lutar contra os poderes constituídos para existir… até o maldito OSCAR”, disse ele. “Que viagem tem sido. Parabéns, Nick Bruno, Troy Quane, Karen Ryan, Julie Zackary e às centenas de outros elenco e equipe que fizeram isso acontecer. Vocês merecem tudo.”
Ao lado de, , e , o filme entra para a história da Academia como uma das produções mais interessantes – e necessárias – da atualidade.
Por enquanto, Nimona pode ser visto no catálogo da Netflix e no Youtube da plataforma.
fonte: adorocinema