O cinema é considerado mundialmente como a sétima arte, marcando presença na vida de muitas pessoas. Com gêneros como romance, drama, terror e até mesmo comédia, a história dos filmes como conhecemos hoje começou a muito tempo, mais precisamente em 1895 pelos irmãos Lumiére.
A revolução no mundo do audiovisual gerou grandes clássicos como , , e também novos lançamentos como , , e muitos outros. Por isso, para te ajudar a entender melhor a importância dos irmãos franceses para o cinema, o AdoroCinema reuniu informações importantes que vale a pena ficar de olho.
Quem são os irmãos Lumière?
Nascidos em Besançon na França, (19 de outubro de 1862) e (5 de outubro de 1864), eram filhos do também francês Antoine Limière, um fotógrafo e fabricante de películas fotográficas e proprietário da Fábrica Lumière que existia na cidade de Lyon. Em 1892, os irmãos assumiram a fábrica do Pai, tornando-se colaboradores.
Criação do primeiro projetor
O cinematógrafo foi a primeira máquina de filmar e projetar filmes registrado pelos irmãos Lumière em 13 de fevereiro de 1895, apenas três anos após assumirem a fábrica de Antoine Lumière. Por isso, Auguste e Louis são considerados inventores do cinema juntamente com o também francês .
Porém, há controvérsias, acredita-se que a máquina foi criada por Léon Bouly em 1892, mas Léon teria perdido o registro do cinematógrafo, fazendo com que fosse registrado anos depois pelos irmãos.
Qual foi o primeiro filme projetado e como era feito?
A primeira projeção do mundo realizada através do cinematógrafo foi a exibição do curta-metragem La Sortie de l’usine Lumière à Lyon, que aconteceu em dezembro de 1895 no L’Eden Théâtre, de La Ciotat, no sudeste da França. Anos após, os ingressos passaram a ser cobrados para diferentes filmes, fazendo com que a máquina e o invento do filme fosse um grande sucesso.
Na época os filmes não possuíam som e cor como conhecemos hoje e por isso, a forma como eram gravados e apresentados eram diferentes. Depois do filme pronto, ele era projeto em teatros, pois a arquitetura do lugar ajudava na acústica da música que era apresentada ao vivo durante a exibição da produção.
Além do som que era apresentado para o público na hora, também eram projetados nos filmes as falas dos personagens, logo, as pessoas sabiam as falas de cada cena e contavam com música ambiente para compor o clima da experiência.
O esquema de produção do filme onde era apresentado o filme em preto e branco com as falas logo em seguida das cenas pode ser vista em clássicos como Nosferatu de 1922 que promete ter um remake ainda este ano.
3 Itens essenciais para que adora cinema
Claquete de madeira, Interponte
Ideal para quem ama cinema, a placa inspirada na claquete é uma ótima opção de item para compor a decoração da sua casa. Ele pode ser usado como quadro de anotações, placa de informação e muito mais. .
Nosferatu, Art Maglio
Jerry é um homem solitário, que vive sozinho em um casarão em meio á desilusões do passado que o atormentam. Isolado do mundo, passa a ter a companhia de fantasmas – reais e imaginários. Quando decide abrir as portas da casa e alugar alguns quartos, se rodeia de pessoas tão solitárias quanto ele.
A culpa, o medo e o horror habitam os quartos, distorcendo a realidade da fantasia, fazendo com que tudo real construído até então, seja fortemente questionado. Afinal, quais são os fantasmas que cada um oculta? .
O que é o cinema? André Bazin
Clássico dos clássicos entre os escritos sobre cinema, este livro é uma aula sobre a sétima arte e suas relações com fotografia, teatro e literatura, e, sobretudo, uma escola definitiva sobre o fazer crítico. A variedade de temas da história do cinema neste volume é escrita por André Bazin. .
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema