Muitos podem até não gostar de uma ou outra produção original da HBO, mas a alta qualidade da emissora é um consenso. Essa ideia não surgiu ontem, mas está cada vez mais em voga após uma sequência de hits dos últimos anos – de Succession e Lovecraft Country a The Last of Us e The White Lotus.
Apesar do cenário perfeito, é possível que uma série anunciada há alguns meses quebre essa constante de audiência e aclamação. Ancorada em nomes como The Weeknd e Sam Levinson, o criador de Euphoria, The Idol foi prometida para este ano. No entanto, se depender do novo relatório da Rolling Stone, divulgado nesta quarta-feira (1), é possível que a série adulta nem veja a luz do sol.
O veículo conversou com 13 fontes anônimas do projeto e, ironicamente, a trama que apresentaria o lado sujo da indústria musical e audiovisual tornou-se parte real da produção de the idol. Há relatos sobre filmagens atrasadas, roteiros alterados constantemente, clima tenso e caótico, entre outras questões.
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A saída de Amy Seimetz como diretora da série também entrou em pauta. Levinson assumiu a função da cineasta e passou a reescrever boa parte do roteiro, o que levou a discordâncias internas do show.
Uma das fontes alegou que a perspectiva feminina da protagonista, interpretada por Lily-Rose Depp, era um dos destaques do primeiro rascunho. Essa direção, em teoria, não foi abraçada por The Weeknd e Levinson.
Já um insider da HBO desmentiu alguns fatores do relatório divulgado pela Roling Stone e reiterou que Sam tornou-se diretor apenas para salvar a visão original da série. No entanto, algumas mudanças propostas pelo realizador supostamente apresentavam conteúdos explícitos e perturbadores, algo que parte da equipe descreveu como alarmante. Uma das cenas envolvia um suposto “pedido de estupro” da protagonista pelo personagem de The Weeknd, pois apenas assim poderia atingir o sucesso. “O que estou lendo aqui?’”, disse uma fonte. “Era como pornografia de tortura sexual.”
Uma recente declaração de Depp vai na contramão do relatório. Ela elogia Levinson e o considera “o melhor diretor com quem já trabalhei”. Ela pontua: “Nunca me senti mais apoiada ou respeitada em um espaço criativo, minhas contribuições e opiniões mais valorizadas. Trabalhar com Sam é uma verdadeira colaboração em todos os sentidos – é importante para ele, mais do que tudo, não apenas o que seus atores pensam sobre o trabalho, mas como nos sentimos ao interpretá-lo. Ele contrata pessoas cujo trabalho valoriza e sempre criou um ambiente em que me senti vista, ouvida e apreciada.”
Um discurso ressonante das fontes está relacionado a constantes refilmagens e reescritas da série, em tempo real, pois Sam supostamente queria aumentar o conteúdo violento e sexual da trama. Uma fonte comparou a versão original, que seria sobre “uma mulher que estava se descobrindo sexualmente”, com o que, teoricamente, estava se tornando: “um programa sobre um homem que abusa dessa mulher e ela adora”. “Foi, digamos, um show de merda”, disse outra fonte sobre a produção.
Em meio às constantes mudanças da Warner Bros. discovery, empresa detentora da HBO e da HBO Max, outro dado alarmante foi divulgado: a série teria custado entre US$ 54-75 milhões, antes de começar a passar por ajustes. Vale ressaltar que há poucos meses uma série de projetos foram cancelados e descartados justamente por atingirem valores exorbitantes em meio à crise da fusão recém-concluída.
Após a notícia, o IndieWire entrou em contato com a HBO e recebeu o seguinte comunicado:
“Os criadores e produtores de The Idol têm trabalhado arduamente para criar um dos programas originais mais emocionantes e provocativos da HBO. A abordagem inicial do programa e a produção dos primeiros episódios, infelizmente, não atenderam aos padrões da HBO, então optamos por fazer uma mudança. Ao longo do processo, a equipe criativa se comprometeu a criar um ambiente de trabalho seguro, colaborativo e mutuamente respeitoso e, no ano passado, a equipe fez mudanças criativas que consideravam do melhor interesse da produção, do elenco e da equipe. Estamos ansiosos para compartilhar The Idol com o público em breve.”
Por enquanto, The Idol segue prevista para este ano.
Fonte: adorocinema