Alex Garland se tornou um dos melhores cineastas de ficção científica. O diretor de títulos como Ex Machina, Devs e Men explodiu a mente de todos em 2018 com o lançamento de um filme que, apesar de ninguém ter entendido, é fantástico. O filme é estrelado por Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson , Gina Rodriguez e Oscar Isaac. Foi um fracasso de bilheteria e aqui no Brasil foi direto para a Netflix, mas os críticos reagiram de forma muito positiva.
Aniquilação é a história de uma bióloga que se junta a uma expedição perigosa e estranha em uma área onde as leis da natureza não são como em nosso mundo. A protagonista, interpretada por Portman, decide participar da missão depois que seu marido retorna totalmente mudado.
Annihilation arrecadou apenas US$ 43 milhões em um orçamento de US$ 40 milhões e, como mencionado acima, só foi lançado nos cinemas em alguns territórios. A crítica, por sua vez, aprovou o projeto de Garland, chamando-o de um filme “impressionantemente ambicioso” em sua exploração de temas complicados. Ele também deixa o público “refletindo longa e intensamente após os créditos finais”.
No entanto, os números ruins de bilheteria não foram a razão pela qual Aniquilação não foi o início de uma franquia. Foi seu diretor. O filme é a adaptação do primeiro romance da Trilogia Southern Reach de Jeff VanderMeer. A saga literária começa com Aniquilação e continua com Autoridade e Aceitação.
“Não tenho problema se alguém o fizer, mas não estou interessado na ideia de uma sequência”, disse Garland ao IndieWire em 2018. “Sinto que fizemos esse filme e esse é o filme que fizemos.”
O cineasta também explicou o motivo pelo qual ele não faz continuações. “Quando algo é concluído, eu termino”, afirmou. “Eu imediatamente parto para outra coisa, então não tenho nenhuma opinião sobre uma sequência de Aniquilação. Desde o início, fui claro com todos, desde o estúdio até o elenco, e disse a eles que não o via como parte de uma franquia. Meu objetivo era fazer esse filme e fazê-lo da melhor maneira possível.”
Como ele concluiu:
As sequências não são algo que me interesse. É como quando você não gosta de carne, você não toma uma decisão de não comer carne, você simplesmente não come carne. Eu não faço sequências
O estúdio, no entanto, poderia ter contratado outro diretor ou diretores e concluído a trilogia de filmes. Teria sido interessante ver como outros cineastas moldariam essa bizarra saga literária de ficção científica. Infelizmente, por enquanto, ficaremos sem nada.
Fonte: adorocinema