Chegou ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (27) a comédia Certas Pessoas, estrelada por Eddie Murphy, Jonah Hill, Lauren London, Nia Long, Julia Louis-Dreyfus, David Duchovny e Sam Jay. A narrativa é descrita como “uma história de amor moderna ambientada em culturas conflitantes e relacionamentos inter-religiosos”.
Dirigido por Kenya Barris, de Black-ish, a trama acompanha Ezra Cohen (Jonah Hill) e Amira Mohammed (Lauren London) após uma breve confusão em Los Angeles. Após o conflito, os dois criam um vínculo graças ao amor por streetwear e música.
À medida que se apaixonam, o relacionamento deles é testado por suas famílias: os pais progressistas de Ezra (Julia Louis-Dreyfus e David Duchovny) e os pais inflexíveis, porém preocupados, de Amira (Eddie Murphy e Nia Long), que se intrometem fortemente na vida do casal.
Estreia na direção cinematográfica
O filme marca a estreia de Kenya Barris como diretor de longas-metragens. O produtor, no entanto, não é um desconhecido da indústria hollywoodiana. Na verdade, ele é um dos nomes mais importantes da televisão norte-americana. Por que? Bem, o cineasta está por trás de um dos maiores hits da ABC, Black-ish.
Além da série fenômeno da emissora que hoje está nas mãos da Disney, ele está por trás dos spin-offs da trama original, como Mixed-ish e Grown-ish. Essa última ainda em exibição nos Estados Unidos.
Globo de Ouro 2023: Eddie Murphy faz piada inesperada com tapa de Will Smith no Oscar
Sua popularidade no mercado é tão extensa que após gravar Certas Pessoas, o diretor está filmando uma reimaginação de O Mágico de Oz para a Warner Bros. Discovery. Além da comédia, Barris ainda teve envolvimento com Entergalactic, filme experimental animado. Também disponível na Netflix, a ficção é produzida por Kid Cudi e funciona como um álbum visual do seu último disco.
Dois anos longe das telas
A trama levemente ácida de Kenya apresenta um curioso traço em seu elenco. Eddie Murphy e Jonah Hill estavam há dois anos longe das telas. Seus últimos projetos foram Um Príncipe em Nova York 2 e Não Olhe Para Cima, respectivamente. Os dois filmes de 2021, inclusive, foram produzidos para serviços de streaming.
Para o futuro, enquanto Eddie está confirmado em mais três longas – Candy Cane Lane, Triplets e Um Tira da Pesada 4 -, Jonah está focado na produção e no roteiro de projetos ainda não anunciados.
Contrastes raciais e traço musical indispensável
Um dos principais pontos de Certas Pessoas está no conflito etnico entre Ezra e Amira, um casal interracial. No maior estilo O Pai da Noiva e Entrando Numa Fria, a narrativa apresenta diversos elementos que diferenciam as famílias dos noivos em uma sucessão de piadas. O humor de Kenya Barris é conhecido por utilizar situações cotidianas do universo negro norte-americano em conflito com outras culturas – e é neste aspecto que o filme sustenta a maior parte da sua comédia.
Um Tira da Pesada 4, com Eddie Murphy, terá mesmo produtor da franquia Piratas do Caribe
O contraste religioso e social também guia momentos hilários da história, que apesar de ousar em diversos momentos, se mostra confortável ao não propor “saídas” ou resoluções. Todavia, não é papel do roteiro fazer esse tipo de ponte entre o que está ou não correto – o humor está justamente nestes momentos absurdos.
Elevando a cultura negra estadunidense, a música é parte essencial da história. A trilha sonora conta com Dr. Dre, Eminem, Alabama Shakes, Childish Gambino, Michael Kiwanuka, Fantastic Negrito, Lil Wayne, entre outros. Ao longo da trama, inúmeras referências a artistas também pipocam no enredo.
Fonte: adorocinema