A primeira Tela Quente de fevereiro segue a nova empreitada da TV Globo em apresentar diferentes olhares e narrativas do Brasil. Após Fuga de Natal e Beleza da Noite, longas que deram destaque a histórias do Distrito Federal e Salvador, respectivamente, chegou a vez de Baião de Dois.
Previsto para ir ao ar após Big Brother Brasil 23, por volta das 23h55, o longa se passa em uma praia do Ceará e acompanha os funcionários da barraca Baião de Dois. Em ritmo de festa, eles se preparam para comemorar o Natal, cada um com seus respectivos planos para a data. Quando, por conta de uma crise, seu chefe decide abrir a barraca durante as festas de fim de ano, tudo o que os funcionários haviam planejado vai por água abaixo.
Sessão da Tarde desta semana: Filmes que a Globo vai passar de 06/02 a 10/02
Zezé, o garçom, espera a vinda da filha do interior para passar o natal com ele. Iracema, ajudante de cozinha, está de passagem comprada para visitar a mãe. Santa, a chefe da cozinha, é responsável pela ceia da família. E o personagem Calado dá a entender que não gostou nada da “hora extra”.
Estrelado por João Fontenele, Larissa Goes, Ana Marlene e James Pierre, o filme é dirigido por Allan Deberton, de Pacarrete, Transversais e Os Olhos de Arthur, e André Araújo, redator do longa de 2019 estrelado por Marcélia Cartaxo.
Com produção da Deberton Filmes, em parceria com a Globo Filmes, o projeto faz parte da iniciativa da emissora em apresentar uma variedade maior de histórias com foco nas diversas regiões do país.
Conhece Pacarrete?
A trama acompanha Pacarrete (Marcélia Cartaxo), uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos), no Russas, interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela.
Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo, logo se torna um grande oponente.
Festival de Gramado 2019: Pacarrete é ovacionado pelo público
O longa foi um dos grandes destaques do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021. Ao todo, o projeto levou oito estatuetas, incluindo o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular.
Fonte: adorocinema