Detentor do título de maior bilheteria da história do cinema, Avatar retornou às telas mais de uma década depois para a aguardada sequência O Caminho da Água. À esta altura, você provavelmente já sabe que este não foi o último filme da franquia e o diretor James Cameron tem mais três longas planejados para os próximos anos – a novidade, agora, é que ele já adiantou alguns detalhes bem importantes sobre o que podemos esperar de Avatar 3, cuja estreia está prevista para 2024.
De acordo com o cineasta, o terceiro filme da franquia continuará se aprofundando na expansão do universo dos Na’Vi e o público verá uma nova tribo: após a trama centrada no fundo do mar, chegou a hora de explorar o elemento fogo, que será representado por uma nova tribo chamada de “Povo das Cinzas”. Mais do que isso, esses novos personagens serão antagonistas em Avatar 3.
“Quero revelar os Na’vis de outro ângulo porque, por enquanto, apenas mostrei seu lado bondoso. Nos primeiros filmes, há exemplos muito negativos de seres humanos e exemplos muito positivos de Na’vi. Em Avatar 3, faremos o inverso”, disse James Cameron em entrevista ao site francês 20 Minutes. Assim, tudo indica que, no futuro, veremos mais conflitos internos em Pandora e novas ameaças que surpreenderão os protagonistas.
Para o cineasta, Avatar 3 marcará o início do verdadeiro aprofundamento no universo da saga e trará, claro, mais detalhes sobre a vida de Jake (Sam Worthington), Ney’tiri (Zoe Saldana) e os outros protagonistas. “Exploraremos novos universos enquanto continuamos a história dos personagens principais. Posso dizer que as últimas partes serão as melhores. As outras eram uma introdução, uma forma de pôr a mesa antes de servir a refeição. Mas, obviamente, tudo vai depender de como Avatar 2 será recebido, se vai encontrar seu público”, comentou.
Aqui, vale destacar esta última parte da declaração de James Cameron, já que as expectativas a respeito dos números em bilheteria eram altas para Avatar: O Caminho da Água. Mas tudo indica que os fãs podem ficar tranquilos quanto a isso: o longa já arrecadou mais de 1,5 bilhão de dólares ao redor do mundo, o que pode ser um bom sinal para a continuação.
Antes do lançamento do filme de 2022, James Cameron já havia revelado que tinha até um plano B para caso Avatar não fosse tão bem recebido pelo público – a ideia seria encerrar a saga após o terceiro filme, que foi produzido junto com o segundo. “O mercado poderia nos dizer que precisamos acabar, tipo ‘ok, vamos completar essa história no terceiro filme, e não continuar para sempre, se não for lucrativo. Estamos em um mundo diferente de quando escrevi esses roteiros. Foram duas porradas – a pandemia e o streaming”, analisou o cineasta em entrevista ao Collider.
Fonte: adorocinema