Criado pelo cineasta veterano em parceria com , o filme , o décimo clássico da Pixar, surpreendeu a todos em 2009 ao optar por contar as aventuras de um protagonista na terceira idade. 15 anos depois de seu lançamento, ainda é uma das melhores (e mais emocionantes) animações produzidas pelo estúdio.
O filme conta as aventuras de Carl Fredricksen, um rabugento senhor de 78 anos que decidiu realizar o sonho de sua vida (e de sua esposa) amarrando milhares de balões em sua casa e decolando para a américa do Sul. Mas quando ele decolou, o aposentado não esperava ter a companhia de Russell, um explorador de 9 anos de idade, sempre muito entusiasmado, mas um tanto intrusivo.
Um herói de 78 anos
“Para cada risada, deve existir uma lágrima”, disse Walt Disney em sua época. Com Up – Altas Aventuras, os Estúdios Pixar decidiram começar com uma lágrima, trazendo ao público uma cena introdutória realmente comovente.
A vida de Carl e Ellie como casal, que abre o filme de forma magnífica, obrigou alguns espectadores a limpar discretamente as lentes de seus óculos 3D. Contudo, o choro foi seguido por risadas à medida que o filme continuava, dando lugar novamente às lágrimas quando a jornada de Carl terminou.
Como sabemos, os artistas da Pixar Studios são alquimistas que destilam a emoção de forma tão virtuosa quanto lidam com a animação. E Up é mais uma prova disso. O Festival de Cannes e o Oscar certamente não vão negar isso. O filme de Pete Docter se tornou o primeiro filme da Pixar a subir os degraus do Festival, antes de ganhar o Oscar de Melhor filme de animação um ano depois.
Up – Altas Aventuras está disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema