O ano de : após exibição no Festival de Veneza, chega ao streaming enquanto disputa uma . E o que talvez você não saiba é que a história comovente dirigida por () se inspira em acontecimentos ainda mais impressionantes.
A história de A Sociedade da Neve é real?
O filme da Netflix se baseia na história real dos passageiros do voo 571 da Força Aérea Uruguaia que, no início da década de 1970, caiu em um geleira na região dos Andes. Inicialmente, restaram 29 sobreviventes entre as 45 pessoas transportadas pela aeronave, que levava um time de rugby chileno. Foram mais de 70 dias até o resgate, um período no qual os passageiros adotaram medidas drásticas para sobreviver.
Expostos a temperaturas extremas e desnutrição, alguns dos sobreviventes recorreram ao canibalismo, uma informação que tomou conta das manchetes sobre o caso. Enquanto aguardavam o resgate, os passageiros passaram por momentos mentalmente agonizantes – poderiam se alimentar dos cadáveres de seus colegas?
A informação, é claro, foi um choque e tomou conta das manchetes sobre o caso. No filme, o diretor Juan Antonio Bayona procurou explorar o lado mais emocional e filosófico deste assunto. “Para mim, é mais sobre a sobrevivência emocional. Não é só a sobrevivência física. É entender que existe algo maior do que você”, disse em entrevista à Entertainment Weekly.
Na entrevista, o cineasta conta que a ideia de fazer o filme surgiu após a leitura do livro A Sociedade da Neve, do autor Pablo Vierci, que traz depoimentos dos sobreviventes. Os atores do filme, inclusive, se apresentaram a eles em uma experiência definida por eles como “impactante”.
“É extraordinária a forma como eles lidaram com tudo. Conversando calmamente cada um de seu ponto de vista, nunca forçando ninguém a fazer algo que não queriam”, disse o diretor, contando também que, para se manter o mais fiel possível à história real, gravou boa parte do filme no local onde o acidente ocorreu, O Vale das Lágrimas, região de montanhas na fronteira entre Chile e Argentina.
A Sociedade da Neve está disponível no catálogo da Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema