Apesar de por diversas vezes o termo “obra-prima” ser utilizado de maneira leviana, no caso de , longa-metragem da década de 2000 dirigido por , é o único adjetivo possível.
Na trama, acompanhamos a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam na Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão.
A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão a uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar para sempre suas vidas.
Amplamente aclamado pela crítica, Crouching Tiger, Hidden Dragon (em inglês) foi assinado por um cineasta que ainda tem no currículo obras como , , e mais. Durante o lançamento, o filme foi indicado a 10 Oscars, levando para casa 4 estatuetas.
No Rotten Tomatoes, site referência em termos de cinema, a produção aparece com aprovação de 98% dos especialistas. O consenso a define como um “drama de muito bom gosto com a incrível presença de artes marciais”, responsável por alavancar a carreira de seu diretor.
Com um orçamento de 17 milhões de dólares, o longa arrecadou mais de 213 milhões em todo o mundo. No elenco, nomes famosos da indústria são encontrados, como , , e .
Vale ressaltar que, em 2016, a produziu uma sequência para o título. O resultado foi um total desastre intitulado , marcado pelo retorno de Yeoh e comandado por .
Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, vale ressaltar que O Tigre e o Dragão está disponível no Prime Video, YouTube e Apple TV.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema