Longa-metragem lançado em 1985 por , é uma das ficções científica distópicas mais icônicas da história do cinema. Mas você sabe o motivo pelo qual a produção ganhou esse nome?
Primeiramente, vale a pena contextualizar. Na trama, acompanhamos a história de Sam Lowry um homem que vive em um Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Nessa sociedade futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito, precisando pagar taxas por tudo – até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, nosso protagonista acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.
Entre algumas teorias, uma delas coloca que, como o enredo do filme é ambientado em uma ditadura, o diretor se inspirou no fim da ditadura militar brasileira – instaurada em 1964 e duradoura até 1985 – para dar à luz o título. Entretanto, tal possibilidade não passa de uma especulação, e o motivo correto é outro.
No livro The Battle of Brazil, que mergulha nos bastidores da produção, Gilliam revela que a inspiração para o nome do filme saiu da música “Aquarela do Brasil”, ou como é conhecida nos Estados Unidos, “Brazil”. A canção faz parte da trilha sonora do longa, apresentando um contraste grande com a temática do enredo.
“Port Talbot [no País de Gales] é uma cidade siderúrgica onde tudo está coberto de pó de minério de ferro cinzento. Até a praia está completamente coberta de poeira, é toda preta. O sol estava se pondo e estava muito lindo. O contraste foi extraordinário, tive a imagem de um cara sentado ali naquela praia suja com um rádio portátil, sintonizando aquelas estranhas canções escapistas latinas, como ‘Brazil’. A música o transportou de alguma forma e tornou seu mundo menos cinza”, colocou o cineasta ao explicar a inspiração para adicionar a faixa à obra.
Para quem quiser conferir com os próprios olhos, vale ressaltar que Brazil, o Filme está disponível para streaming no Star+. No elenco, grandes nomes de Hollywood estão presentes, como , , e mais.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema