É uma das séries animadas de maior sucesso de todos os tempos, e para muitos o alfa e o ômega para entender a televisão, além de uma fonte inesgotável de frases engraçadas para lançar no meio de uma conversa. Os Simpsons são um dos personagens mais icônicos da televisão, tanto por seus personagens memoráveis quanto por seu senso de humor aguçado.
As aventuras de uma família tradicional em aparência (mas que realmente parodiou o conceito de família americana) na cidade de Springfield foram uma sensação desde que Matt Groening as desenhou para um segmento do show de Tracey Ullman — e depois se tornou sua própria série. Sem dúvida, a aparência dos personagens contribuiu para isso, mas, acima de tudo, sua inconfundível cor amarela.
Longe de ser mera coincidência, existem razões convincentes pelas quais os Simpsons são amarelos. A principal foi desenvolvida pelo próprio Groening em uma sessão de perguntas e respostas de fãs conduzida pela BBC. O criador explicou que queria se afastar das cores convencionais dos desenhos animados, que geralmente tendiam para o rosa quando queriam representar, e se aproximar da aparência humana real.
Os Simpsons: Empresa oferece 38 mil reais e estoque de donuts para ‘analista’ de previsões de futuro
Foi um dos animadores que trabalhou com Groening quem idealizou o amarelo como a cor ideal para os personagens. “Assim que ele me apresentou, ele disse: ‘Esta é a solução!’ Porque quando você muda de canal com o controle remoto e ele pisca em amarelo, você sabe que está assistindo Os Simpsons.” A cor chamativa foi o atrativo perfeito para os praticantes de zapping (o que fazíamos antes de começarmos a viver na tela inicial de uma plataforma de streaming).
Por trás desse fenômeno existe uma explicação totalmente lógica e cientificamente comprovada, que também explica por que personagens amarelos como Piu-Piu, Pikachu ou Bob Esponja são tão populares. Em vídeos como o do YouTuber ChannelFrederator, são desenvolvidos esses fenômenos que estudam a ciência e a psicologia das cores. Tudo parte do modelo de cor vermelho-verde-azul usado para a televisão (conhecido como RGB), que difere do modelo de cor tradicional nas disciplinas artísticas baseado no vermelho-amarelo-azul.
OS SIMPSONS: DA TV AO SEU OLHO
Com a TV RGB, cores como o amarelo são complementares ao azul e se destacam bastante (principalmente quando um objeto é amarelo e o fundo é azul). A razão é que o amarelo se torna a cor mais visível no espectro de luz, por ser uma das primeiras a ser processada pelos cones de nossos olhos e, também, a chegar ao cérebro quando o sinal de luz consiste principalmente de vermelho, verde e azul.
É claro que nem tudo pode ser explicado pela psicologia das cores, já que o amarelo é uma cor quente que também associamos ao otimismo ou à alegria. Digamos apenas que a tonalidade escolhida foi a chave para chamar a atenção e suas grandes piadas e frases, assim como seus personagens, foram essenciais para permanecer.
Fonte: adorocinema