Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

Ozempic: saiba o que é, como emagrece e os riscos do remédio

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Recentemente, o Ozempic ganhou popularidade significativa como uma opção para perda de peso. Um estudo da DrFirst revelou que as prescrições do medicamento aumentaram 150% entre dezembro de 2022 e junho de 2023, refletindo uma crescente demanda como ferramenta para emagrecimento. Além disso, uma pesquisa da Semrush, especializada em marketing digital, indicou que o interesse dos brasileiros pela medicação continua forte em 2024.

Apenas em abril deste ano, o termo foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, marcando um aumento de 307.6% em comparação ao mesmo período de 2023. Mas você sabe o que é Ozempic? Confira aqui para que serve esse remédio, como ele emagrece, quanto custa, quais são os riscos e muito mais. Então, continue lendo!

O que é Ozempic? Para que serve?

Ozempic é o nome comercial de um medicamento fabricado pela Novo Nordisk, cujo princípio ativo é o semaglutida. Ele pertence à classe dos agonistas do receptor de GLP-1 (glucagon-like peptide 1) e é utilizado principalmente para o tratamento de diabete tipo 2.

Homem de pele clara usando calça escura e aplicando medicamento em caneta na barriga
Fonte: Canva

Assim, o endocrinologista prescreve Ozempic para controlar os níveis de glicose, uma vez que ele aumenta a produção de insulina pelo corpo em resposta à ingestão de alimentos. Além disso, reduz a produção de glicose pelo fígado.

Segundo Thiago de Castro, hipnoterapeuta, coach e neurolinguista que trabalha há mais de 13 anos ajudando pessoas a se livrarem da obesidade, esse medicamento tem sido cada vez mais utilizado para perda de peso devido aos seus efeitos secundários que incluem a redução do apetite e a sensação de saciedade prolongada.

Ainda, estudos mostram que, além de ajudar na perda de peso e no controle da glicose, o medicamento também pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

O que o Ozempic faz para emagrecer?

Como citado anteriormente, muitas pessoas utilizam o Ozempic, que contém o princípio ativo semaglutida, para auxiliar no emagrecimento. Isso ocorre porque esse medicamento atua no cérebro para reduzir o apetite, levando a uma ingestão calórica menor.

Mulher de pele clara usando cropped amarelo e legging preta, passando fita métrica na cintura
Fonte: Canva

Além disso, retarda o esvaziamento do estômago, o que contribui para uma sensação de saciedade prolongada após as refeições. Ainda, a semaglutida pode aumentar o gasto energético do corpo, ajudando na queima de calorias e na perda de peso.

Ademais, ao melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de glicose no sangue, Ozempic também pode facilitar a perda de peso em pessoas com diabete tipo 2, que muitas vezes apresentam dificuldades para perder peso devido à resistência à insulina.

Quanto emagrece 1 mês de Ozempic?

O principal estudo sobre a semaglutida indicou uma perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas. No entanto, os ensaios clínicos utilizaram a dose máxima do Wegovy (2,4 mg de semaglutida), e não a dose do Ozempic (1 mg).

Pessoa de pele clara usando calça preta, subindo em balança
Fonte: Canva

Uma das fases da pesquisa comparou os resultados dos dois medicamentos exclusivamente em pacientes com diabete tipo 2, que geralmente perdem menos peso. Aqueles que aplicaram 2,4 mg de semaglutida por semana perderam, em média, 9,64% do peso total, enquanto os que receberam 1 mg perderam 6,99%.

Qual é o valor da Ozempic?

O valor do Ozempic pode variar dependendo do país, da dosagem e do local de compra. Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo mensal do Ozempic sem seguro pode ser bastante alto, chegando $ 1.000 por mês. No Brasil, o preço pode variar significativamente, mas uma caneta de Ozempic pode custar entre R$ 800 e R$ 1.300.

Duas canetas de Ozempic, uma azul e uma cinza) dentro de pequeno carrinho que imita os de supermercado
Fonte: Canva

Quais os riscos de tomar Ozempic?

Embora eficaz, o Ozempic pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia e constipação, que podem ser desconfortáveis e, em alguns casos, levar à descontinuação do uso.

Mulher de pele clara e cabelo escuro usando camiseta verde e com a mão na barriga e outra tampando a boca, como se estivesse com enjoo
Fonte: Canva

Internautas estão cada vez mais compartilhando resultados impressionantes de rápida perda de peso, surpreendendo seguidores com transformações visíveis antes e depois. Um aspecto que tem despertado interesse na internet é o impacto que o medicamento causa no rosto após essa perda de peso rápida.

“Existe muita discussão hoje sobre o “Rosto do Ozempic”, porque o remédio não consegue disfarçar o emagrecimento na cabeça. O corpo perde massa corporal de forma rápida enquanto o rosto não acompanha, o que tem gerado uma procura por procedimentos que minimize esses efeitos”, explica Dr. Paulo Martin, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgias Plásticas.

Relacionadas

Relacionadas

Como evitar o rosto de Ozempic?

Diante do “rosto de Ozempic“, o especialista destacou opções minimamente invasivas para combater a flacidez da pele durante o uso do medicamento. Segundo ele, o lifting facial sem cortes se mostrou uma escolha eficaz, proporcionando resultados notáveis ao harmonizar o tamanho da cabeça com o corpo.

Mulher loira de pele clara usando blusa de lã gola alta bege, segurando espelho com uma mão e passando a mão no rosto, com semblante preocupado
Fonte: Canva

Inclusive, o Dr. Paulo Martin é conhecido por desenvolver o método Jowl Lift, que não apenas reduz a gordura da papada, mas também rejuvenesce o rosto de maneira mais eficaz que o Botox e menos invasiva que o facelift tradicional, melhorando os contornos faciais.

Esse procedimento exclusivo é projetado para evitar o risco de “esticar demais” o rosto, uma preocupação comum com o facelift.

Outras abordagens, como a estimulação de colágeno e a aplicação de ácido hialurônico em áreas específicas do rosto, também são recomendadas para melhorar a textura da pele. Além disso, o especialista ressalta a importância de uma avaliação individualizada para determinar o tratamento mais adequado a cada paciente.

Qual o efeito rebote do Ozempic?

O efeito rebote do Ozempic refere-se aos possíveis efeitos adversos que podem ocorrer quando o medicamento é interrompido abruptamente ou quando seu uso é descontinuado.

Para pacientes que usam Ozempic para perda de peso, há um risco significativo de recuperar o peso perdido após a interrupção do medicamento. Isso ocorre porque esse medicamento ajuda a controlar o apetite e a ingestão de alimentos, e esses efeitos podem diminuir ou desaparecer quando se interrompe o tratamento.

Pessoas de pele clara em fundo azul, ambas usando cropped vinho e calça jeans, mas usa mais gordinha e outra mais magra
Fonte: Canva

Para pacientes com diabete tipo 2, a interrupção pode levar ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Isso porque o medicamento ajuda a melhorar o controle glicêmico e, sem ele, os níveis de glicose podem voltar aos patamares anteriores ao tratamento.

Além disso, alguns pacientes podem experimentar uma reintrodução dos sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia, uma vez que o remédio controlava esses fatores.

Quando não devo usar Ozempic?

Não são todas as pessoas que devem usar Ozempic. Assim, é necessário considerar várias contraindicações e precauções. Por exemplo, grávidas não devem fazer uso desse medicamento, pois estudos em animais mostraram efeitos adversos no desenvolvimento fetal.

Além disso, também não recomenda-se Ozempic para lactantes, uma vez que não se sabe se o medicamento sai no leite materno.

Pessoa de pele clara usando shorts azul, aplicando medicamento em caneta na perna
Fonte: Canva

Ainda, aqueles com histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular da tireoide, ou pacientes com síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (MEN 2) não devem usar Ozempic, pois há um risco potencial de tumores na tireoide.

Ademais, qualquer pessoa com alergia ao semaglutida ou a qualquer um dos excipientes do Ozempic não deve usar este medicamento. Aqueles com histórico de pancreatite aguda ou crônica devem usar o remédio com cautela, pois o ele pode aumentar o risco de desenvolver esta condição.

Pessoas com insuficiência renal grave ou crianças e adolescentes não devem usar esse medicamento. Isso porque a segurança e eficácia do remédio não foram bem estabelecidas nesses grupos.

Conclusão

Enfim, agora você já sabe tudo sobre Ozempic, como o que é, para que serve, valores, riscos, efeito rebote, contraindicações e mais. Contudo, se deseja fazer uso do medicamento, é importante consultar um médico. Ainda, se deseja saber mais sobre saúde, confira nosso canal!

Fonte: fashionbubbles

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.