📝RESUMO DA MATÉRIA

  • É provável que os pequenos borrifadores na seção de produtos do seu supermercado contêm sprays antimicrobianos que podem deixar suas frutas e verduras frescas cobertas de produtos químicos – mesmo que sejam orgânicas. 
  • O produto “Sterilox Produce Maxx” da Chemstar é um produto antimicrobiano para lavagem de frutas e verduras usado por mais de 50 marcas de varejo em mais de 10.000 lojas na América do Norte.
  • O Produce Maxx, que é apenas um tipo de spray antimicrobiano usado em produtos, contém ácido hipocloroso, uma forma de cloro livre, em alta concentração de 6.000 partes por milhão (ppm).
  • Para efeito de comparação, osCentros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomendam concentrações de cloro livre não superiores a 4 ppm para manter a água potável segura.
  • Os mercados usam o Produce Maxx para manter os produtos frescos por mais tempo e reduzir a deterioração, mas apesar de ser considerado seguro, os riscos à saúde humana são em grande parte desconhecidos.

🩺Por Dr. Mercola

Se você está procurando produtos frescos e sem produtos químicos, o supermercado local pode não ser a melhor fonte. Isso é verdadeiro se você notou que sua seção de produtos hortifrutigranjeiros contém pequenos borrifadores que borrifam uma névoa fina sobre frutas e verduras.

Embora você presuma que se trata apenas de água usada para manter os produtos frescos e úmidos, muitas lojas usam sprays antimicrobianos que podem deixar suas frutas e verduras frescas cobertas de produtos químicos – mesmo que sejam orgânicos. E se você gosta de comer buffet de saladas, saiba que eles também pode ter sido borrifados.

Seus produtos frescos estão cobertos com um spray antimicrobiano?

Uma postagem viral nas redes sociais trouxe à tona a prática de borrifar produtos químicos em produtos orgânicos e cultivados de maneira convencional. A postagem apresentava fotos tiradas no Sprouts Farmers Market, uma rede de lojas de alimentos naturais com sede no Arizona.

Existem cerca de 400 dessas lojas em 23 estados.Um comprador atento notou um frasco do produto químico Sterilox na seção de produtos hortifrutigranjeiros e tirou uma foto – o que levou Sarah Pope, fundadora do The Healthy Home Economist, a conduzir sua própria investigação:

“No geral eu não compro lá, mas parei de qualquer maneira para dar uma olhada e confirmar ou refutar o que a postagem na rede social afirmava.O que encontrei confirma 100% o que vi nas redes sociais…O que é o borrifador escondido acima dos produtos orgânicos na loja Sprouts?Ele se chama Sterilox…O que há nesse produto?

Em poucas palavras, o Sterilox é um desinfetante aprovado pela FDA em 2007 como um desinfetante seguro para alimentos, para ser usado ao reidratar ou enxaguar produtos frescos, incluindo folhas verdes…

A Chemstar, empresa que fabrica o Sterilox, tem em seu site um frasco do produto com produtos orgânicos ao fundo.No Sprouts onde tirei a foto, o Sterilox ficava logo acima da seção de produtos orgânicos.E sim, ele pode ser pulverizado em produtos orgânicos!”

O produto “Sterilox Produce Maxx” da Chemstar é um produto antimicrobiano para lavagem de frutas e verduras.O sistema Sterilox envolve a eletrólise de uma solução salina diluída (em geral, cloreto de sódio) para produzir uma mistura de ácido hipocloroso (HOCl) e hidróxido de sódio (NaOH).

O ácido hipocloroso é um poderoso agente desinfetante e antimicrobiano eficaz contra uma ampla gama de microrganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos. É comum ele ser usado em diversas indústrias para fins de saneamento e desinfecção, incluindo processamento de alimentos, instalações de saúde e tratamento de água.

Esses sistemas são usados com frequência ​​para gerar desinfetantes no local para limpeza e higienização de superfícies, equipamentos e produtos. De acordo com aFood and Drug Administration dos EUA, que aprovou o Sterilox em 2007:

“O Sistema Sterilox já está sendo usado pelos principaisvarejistas de produtos em supermercados dos EUA …a Solução Sterilox – que imita a solução hipoclorosa antimicrobiana natural produzida pelo corpo humano para combater patógenos – é muito eficaz na eliminação de uma ampla gama de patógenos e organismos deteriorantes, incluindo E.coli, Salmonella, Staphylococcus, Listeria, norovírus, gripe aviária, fermento e bolores”.

A Chemstar adquiriu a Sterilox em 2016 e adicionou o Produce Maxx à sua linha de produtos químicos, que inclui desengraxantes, limpadores de forno, limpadores de ralos, desinfetantes e produtos para banheiros.

Spray de produtos contém alta concentração de cloro livre

O Produce Maxx, que é apenas um tipo de spray antimicrobiano usado em produtos, contém ácido hipocloroso, uma forma de cloro livre, em alta concentração de 6,000 partes por milhão (ppm). Para efeito de comparação, osCentros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomendam concentrações de cloro livre não superiores a 4 ppm para manter a água potável segura.

Da mesma forma, em piscinas e spas, os níveis de cloro livre são mantidos na faixa de 1 a 3 ppm para garantir uma desinfecção eficaz sem causar irritação aos nadadores. “Não parece muito seguro ou ‘orgânico’, não é mesmo?” Pope diz, referindo-se à ficha de dados de segurança do Produce Maxx.

“Ácido hipocloroso e 6.000 ppm de Cloro Livre Disponível (FAC)?Para efeito de comparação, apenas 4 ppm de cloro são considerados seguros na água potável, e nem é seguro beber!

Considere que esse antimicrobiano pulverizado em seus produtos frescos contém 1.500 vezes essa quantidade de cloro.É verdade que o produto é diluído em água da torneira antes da pulverização, mas a quantidade de cloro que permanece no próprio produto será astronômica e não é segura de forma alguma!”

O produto é pulverizado para prolongar a vida útil e matar patógenos

Os mercados usam o Produce Maxx para manter os produtos frescos por mais tempo e reduzir a deterioração, mas apesar de ser considerado seguro, os riscos à saúde humana são em grande parte desconhecidos. Segundo a Chemstar, o produto pode ser utilizado para deixar mais fresco, lavar, preparar frutas cortadas e nebulizar. Ele lista uma série de benefícios, incluindo:

  • Elimina 99,999% de E.coli O157:H7, Salmonella enterica e Listeria monocytogenes em água de lavagem
  • Controla a deterioração causada por bactérias não-públicas para melhorar a qualidade e o prazo de validade
  • Aprovado para uso em frutas e verduras inteiras ou ccortaas
  • Não é necessário enxaguar com água potável

O spray antimicrobiano pode ser usado em produtos como folhas verdes e melão, bem como em frutas frescas cortadas, que a maioria das pessoas não se lembra de enxaguar em casa. De acordo com a Chemstar:

“Para acompanhar os consumidores com falta de tempo, as frutas e verduras frescas cortadas tornaram-se uma categoria de assinatura de alto valor para o departamento de produção.Enxaguar frutas e verduras frescas cortadas no Produce Maxx reduz as bactérias não relacionadas com a saúde pública que causam a deterioração, aumentando a vida útil do produto, ao mesmo tempo que protege contra contaminação cruzada”.

“O Sterilox (ou Aqualox ou Aquatine…a mesma coisa, apenas nomes diferentes) também está sendo pulverizado direto nas frutas e verduras frescas cortadas vendidas em recipientes”, diz Pope. “Acredite ou não, os restaurantes costumam usá-lo para deixar as verduras frescas nos bares de saladas. Você já abriu uma embalagem com produtos orgânicos recém-cortados de uma loja de produtos saudáveis e lavou antes de comer? Pelo menos eu não”.

A Chemstar posiciona o spray não apenas como útil para nebulizar produtos agrícolas, mas também para limpar equipamentos, incluindo linhas e cabeças de nebulização, mantendo-os livres de bactérias que causam odores. Faz parte de suas “soluções completas de loja”, que incluem “programas químicos personalizados” para abranger cuidados com banheiros, pisos e cozinha, higiene das mãos e saneamento de alimentos, junto com soluções para departamentos de produtos frescos e florais.

Verificadores de fatos tentam minimizar as preocupações com o Produce Maxx

O proeminente grupo de verificação de fatos PolitiFact entrou em ação para minimizar as preocupações nas redes sociais sobre um spray antimicrobiano com alto teor de cloro sendo borrifado em produtos orgânicos. Embora o Produce Maxx esteja registrado como m pesticida antimicrobiano nos EUA.O PolitiFact afirma que o Environmental Protection Agency diz que o “Produce Maxx não é um herbicida, fungicida, inseticida ou antibiótico”, sendo melhor descrito como um produto antimicrobiano para lavagem de produtos.

Ainda assim, se os produtos orgânicos forem lavados com Produce Maxx, eles devem ser enxaguados para cumprir os padrões orgânicos. No entanto, isso não se aplica quando ele for usado em linhas de nebulização, pois nesse caso ele deve ser bastante diluído. Contudo, para pessoas que procuram produtos puros e livres de produtos químicos, consumir frutas e verduras revestidas com Produce Maxx não é adequado.

Seu rótulo exibe avisos de forma destacada, como “Mantenha fora do alcance das crianças”, junto com instruções de primeiros socorros se o produto entrar em contato com os olhos, a pele ou as roupas – “Ligue para um centro de controle de intoxicações ou médico para obter orientação sobre tratamento”. Evitar o Produce Maxx e outros sprays antimicrobianos similares não é fácil se você faz compras em mercados convencionais.

Ele é usado por mais de 50 marcas de varejo em mais de 10.000 lojas em toda a América do Norte, incluindo supermercados, lojas de conveniência, cozinhas e instalações de serviços de alimentação. “É impressão minha ou parece que estamos sendo envenenados em cada esquina, mesmo que tentemos evitar os produtos químicos?”, Pope diz.

Você deve lavar seus produtos?

É uma boa ideia lavar os produtos frescos ao levá-los para casa, mas não é necessário usar desinfetantes químicos para isso. Uma equipe de pesquisa da Universidade de Massachusetts comparou três métodos de redução de toxinas, como resíduos de pesticidas, em produtos agrícolas. A equipe usou maçãs para examinar a eficácia de agentes de lavagem comerciais e caseiros na remoção de resíduos de pesticidas.

Eles aplicaram dois pesticidas comuns em maçãs Gala orgânicas e depois as lavaram com três líquidos diferentes: água da torneira, solução aquosa de bicarbonato de sódio a 1% e uma solução de alvejante comercial aprovada pela EPA, usada em produtos agrícolas com frequência. Usando análises especializadas, os cientistas descobriram que os resíduos superficiais de pesticidas nas maçãs foram removidos de forma mais eficaz com o bicarbonato de sódio.

Embora os alimentos orgânicos tenham um risco 30% menor de contaminação por pesticidas, não é possível garantir por inteiro que os produtos orgânicos sejam livres de pesticidas, uma vez que às vezes eles estão localizados em campos adjacentes a fazendas onde os pesticidas são usados.

A equipe de pesquisa acredita que a alcalinidade do bicarbonato de sódio degrada os pesticidas mais rápido, facilitando a remoção física dos produtos químicos por meio da lavagem. Eles recomendam uma concentração de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para cada 2 xícaras de água e esfregar de maneira suave.

Você também pode reduzir sua exposição a patógenos transmitidos por alimentos usando vinagre branco, pois o vinagre ácido atravessa as membranas celulares bacterianas e mata as células. Antes de borrifar bem com uma mistura de vinagre e água na proporção de 1 para 3, certifique-se de ter removido o bicarbonato de sódio, pois ele neutralizará o vinagre. Deixe o produto descansar por 30 minutos e depois lave-o levemente em água fria corrente.

Como encontrar produtos livres de produtos químicos

Se você estiver procurando produtos que não contenham resíduos químicos, incluindo aqueles de sprays antimicrobianos, visite as feiras locais. Muitos pequenos agricultores que vendem em feiras agrícolas utilizam práticas agrícolas sustentáveis que minimizam o uso de insumos químicos. Fale direto com os agricultores para saber mais sobre suas práticas de cultivo. Embora nem todos os agricultores nas feiras agrícolas possam ser certificados como orgânicos, muitos seguem práticas que se alinham com os princípios orgânicos.

Aderir a um programa de agricultura apoiada pela comunidade (CSA) é outra opção, pois ele permite receber entregas regulares de produtos frescos direto das fazendas locais. Muitas fazendas da CSA priorizam práticas de cultivo sustentáveis ​​e orgânicas, proporcionando aos membros acesso a produtos minimamente processados ​​de alta qualidade.

Além disso, considere cultivar suas próprias frutas e verduras usando métodos de jardinagem orgânica. Ao controlar o ambiente de cultivo e evitar produtos químicos sintéticos, você pode garantir que seus produtos estejam livres de resíduos químicos indesejados.