O termo reduzir, reutilizar e reciclar é conhecido como os 3 R ‘s da sustentabilidade, um conjunto de ações para minimizar o impacto ambiental.
Por isso, a fim de contribuir para um futuro mais limpo e saudável para o planeta, muitas pessoas adotam essa ideia.
A reutilização de garrafas de água, por exemplo, tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular para reduzir o impacto desses materiais no meio ambiente.
Mas, aqui entra um “porém”: reutilizar a mesma garrafa de água pode ser perigoso se não for feito corretamente.
Segundo um estudo da Water Filter Guru, a garrafa de água reutilizada pode conter 40 mil vezes mais bactérias do que um vaso sanitário.
Sim, isso mesmo!
Os especialistas envolvidos na pesquisa encontraram em garrafas reutilizadas, dois tipos de bactérias: a gram negative rods e bacilos.
As do tipo gram negative são as responsáveis por várias infecções, que inclusive estão estão cada vez mais resistentes aos antibióticos.
Já as do tipo bacilos podem provocar diversos problemas gastrointestinais.
Como os ambientes úmidos são locais propícios para a proliferação de germes, lavar a garrafa que bebemos água deve ser uma rotina diária.
De acordo com os pesquisadores, 60% das pessoas entrevistadas durante o estudo afirmaram que limpavam as garrafas uma ou mais vezes ao dia.
Enquanto isso, 30% disse que lava as suas garrafas apenas algumas vezes por semana e 10% limpa apenas algumas vezes por mês.
A Water Filter Guru é uma empresa que fabrica filtros de água e, por isso, embora os resultados da pesquisa sejam surpreendentes, pode ser, indiretamente, favorável a ela.
De qualquer forma, independente se a empresa tem ou não algum interesse ou benefícios por trás do estudo, a higiene é fundamental em qualquer situação.
Por isso, é possível reutilizar garrafas de água com segurança, seguindo algumas dicas, como:
Fonte: curapelanatureza