📝RESUMO DA MATÉRIA

  • Uma planta nativa da Ásia, a casca do psyllium, pinda da Plantago ovata, tem sido utilizada há séculos na medicina-tradicional chinesa e indiana
  • A geração que cresceu vendo seus pais usarem a casca de psyllium para se manterem regulares, agora começou a esse antigo auxiliar digestivo, tornando-o uma nova tendência
  • Como a semaglutida, mais popularmente conhecida como Ozempic, a casca de psyllium é uma alternativa muito mais segura aos medicamentos para perda de peso
  • O psyllium diminui o peso corporal, a circunferência da cintura e o IMC de indivíduos com sobrepeso, conforme descobriu uma revisão abrangente e meta-análise publicada no Journal of the American Association of Nurse Practitioners
  • A casca de psyllium pode servir para dar suporte a saúde cardíaca e cardiometabólica, além de ser conhecida agora por seus efeitos redutores do apetite

🩺Por Dr. Mercola

Ingerido duas horas após uma refeição com um copo cheio de água, o psyllium orgânico com casca integral é um excelente suplemento de fibra. A geração que cresceu vendo seus pais usarem a casca de psyllium para se manterem regulares, agora começou a esse antigo auxiliar digestivo, tornando-o uma nova tendência.

Mas, é importante utilizar as cascas de psyllium em sua forma de casca inteira, minimamente processada, e não em produtos sabor laranja disponíveis no mercado.

Agora, os benefícios das sementes que vêm da Plantago ovata, uma planta nativa da Ásia, tem sido usada para perda de peso, panificação sem glúten e uma série de usos. Essa planta já era utilizada há séculos na medicina chinesa e indiana.

A multidão do Ozempic abraçou a casca de psyllium

A casca de psyllium é frequentemente usada para quem busca perder peso, porque contém fibras solúveis e insolúveis. Segundo o The New York Times:

O Psyllium, segundo o “Senhor. [Max] Wittek, 33 anos, engenheiro de software em Greenpoint, Brooklyn, que recentemente fez uma dieta cetogênica, evita que minha barriga diga: ‘Por favor, coloque algo em mim’” “Ele utiliza casca de Psyllium para que a crosta de sua pizza à base de couve-flor fique mais recheada.”

Como a semaglutida, mais popularmente conhecida como Ozempic, a casca de psyllium é uma alternativa muito mais segura aos medicamentos para perda de peso. As vendas de produtos à base de casca de psyllium também aumentaram, com 249 produtos deste tipo lançados entre 2018 e 2022.A procura de medicamentos que prometem uma perda de peso fácil disparou, com as prescrições a aumentarem 2.082% entre 2019 e 2022.

O psyllium quando misturado à água forma um gel viscoso que não é fermentado e nem digerido no corpo. No intestino delgado o psyllium aumenta a viscosidade do quimo, retardando a absorção e degradação de nutrientes. O quimo é uma mistura semifluida de alimentos parcialmente digeridos, fluidos e ácido estomacal.

O psyllium diminui o peso corporal, a circunferência da cintura e o IMC de indivíduos com sobrepeso, conforme descobriu uma revisão abrangente e meta-análise publicada no Journal of the American Association of Nurse Practitioners. A equipe concluiu que: “A fibra de psyllium, administrada imediatamente antes das refeições, forma um gel eficaz para facilitar a perda de peso em obesos e participantes com sobrepeso”.

Um estudo separado comparando a casca de psyllium com o medicamento para perda de peso orlistat em ratos, conhecido por seus efeitos de redução do apetite, descobriu que ambos os tratamentos tiveram um efeito semelhante no controle da taxa de gordura corporal, mas, o psyllium funcionou melhor para reduzir os níveis de triglicerídeos.

O consumo diário de psyllium também melhora os perfis lipídicos no sangue e a resposta glicêmica, tanto em crianças e adultos obesos, como naqueles com síndrome metabólica. Ao mesmo tempo, ele melhora a saciedade e a síndrome metabólica e os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Por que não usar Ozempic, mas tentar estratégias naturais?

Os altos custos e efeitos colaterais graves de medicamentos para emagrecimento como o Ozempic — sem valor do custo elevado — faz com que as pessoas busquem opções seguras e naturais como o psyllium. Esta alternativa é uma ótima notícia, uma vez que medicamentos como Ozempic, em doses mais altas como as vendidas sob o nome de Wegovy para a perda de peso, pode causar efeitos colaterais terríveis, como a paralisia estomacal.

O esvaziamento gástrico retardado, ou gastroparesia, retarda ou interrompe o movimento dos alimentos do estômago para o intestino delgado. Um mecanismo usado pela semaglutida para causar a perda de peso, é a sensação de saciedade por mais tempo. No entanto, além de provocar náuseas, em casos graves a gastroparesia causa desnutrição e desidratação. Devido a danos nos nervos do estômago, a causa mais comum conhecida da gastroparesia é o diabetes.

Sintomas comuns de gastroparesia – são relatados em muitos que os tomam – no entanto, a semaglutida e medicamentos similares são projetados para retardar o esvaziamento gástrico, e náuseas e vômitos graves. Até a WW, ou WeightWatchers, também está se colocando no mercado de medicamentos para emagrecer adquirindo a plataforma de telessaúde Sequence, onde pretende facilitar o acesso aos medicamentos de emagrecimento como o Wegocy.

Embora seja semelhante na maneira como age suprimindo o apetite, o psyllium é muito mais seguro no geral. “Embora o psyllium seja útil, pode causar perda de apetite e retardar o esvaziamento gástrico se usado antes das refeições…”, segundo observado em Alimentary Pharmacology & Therapeutics.

Outro ‘Ozempic natural’ — A berberina

A berberina é outra opção com benefícios parecidos ao psyllium, embora seja um composto totalmente diferente, no que diz respeito às alternativas naturais ao Ozempic. Encontrada em plantas como a bérberis europeia e a goldenseal, a berberina é um produto químico. A berberina ajuda na perda de peso, além de regular o açúcar no sangue, como demonstram pesquisas.

A suplementação com berberina teve um efeito positivo nos parâmetros de obesidade e pressão arterial sistólica, bem como no perfil lipídico, e glicemia em jejum, como concluíram os pesquisadores.

“Estudos mostraram que BBR [berberina] pode aliviar as condições patológicas de distúrbios metabólicos, e o mecanismo está relacionado à regulação da microbiota intestinal e a função da microbiota intestinal também mudou após a intervenção da berberina.” afirmam os pesquisadores em um artigo de 2022 na Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

A berberina, assim como o psyllium pode nutrir preferencialmente micróbios que produzem os benéficos ácidos graxos de cadeia curta — conhecidos por ser benéficos à saúde-, através do atraso que causa no processo da passagem do alimento pelo intestino delgado.

A casca de psyllium pode oferecer muito mais do que apenas perda de peso

A casca de psyllium não difere, agindo como um prebiótico promotor da saúde no intestino. Agindo como um promotor da saúde do intestino, a casca de psyllium não é diferente.

“Um polímero rico em arabinose e xilose que tem digestibilidade limitada em humanos, é a definição da casca do psyllium, que consiste em arabinoxilano altamente ramificado e formador de gel. No entanto, como explicaram os investigadores no International Journal of Molecular Sciences,“ o psyllium pode ser considerado como tendo potencial prebiótico, pois vários membros da microbiota intestinal podem utilizar estes oligossacarídeos e os seus açúcares constituintes como fonte de energia”.

Ao mesmo tempo que aumentam a produção de ácidos gordos de cadeia curta, os prebióticos ajudam a aumentar o crescimento de bactérias benéficas, como o propionato e o butirato, tornando-a menos permeável aos microrganismos causadores de doenças, e desempenham um papel na construção da barreira intestinal. Foi demonstrado, além disso, que o butirato induz a morte das células programadas do câncer do cólon.

Aumentando o fluxo de água para o cólon, o psyllium ajuda na retenção de água no intestino delgado. O que o torna uma opção natural incrível para aliviar a constipação. Pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia, e colegas explicaram que: “Ele retém água no intestino, aumentando a quantidade de água nas fezes, facilitando a defecação e alterando o ambiente do cólon”.

Especialmente naqueles que estão constipados, isso está associado a alterações significativas na microbiota intestinal. Os kiwis e as ameixas secas tem o benefício adicional de melhorar significativamente o esforço e aliviar a constipação tanto quando o funcionamento do Psyllium. O psyllium é também útil para a diarreia e outros problemas intestinais, e descobriu-se também que ele funciona melhor do que o farelo de trigo para aliviar a constipação.

“Firmando as fezes moles/líquidas na diarreia e normalizando a forma das fezes/reduzindo os sintomas na síndrome do intestino irritável (SII), a capacidade de retenção de água do gel de psyllium atua como um normalizador das fezes, suavizando as fezes duras na constipação. A única fibra isolada recomendada pelo American College of Gastroenterology para tratamento de SII e para constipação crônica pela American Gastroenterological Association é o psyllium.”

Psyllium beneficia sua saúde metabólica e do coração

Alguns dos muitos benefícios do psyllium, clinicamente comprovados, incluem:

  • Entre pessoas com síndrome metabólica e diabetes tipo 2 é o melhor controle glicêmico
  • Melhora do colesterol
  • Diminui a pressão sanguínea

Se os adultos estadunidenses com mais de 55 anos e com doença cardíaca ingerissem fibra nutricional de psyllium todos os dias, conforme mostra um relatório financiado pela Fundação do Conselho para Nutrição Responsável (CRN) mostrou, os custos com saúde poderiam ser reduzidos em quase US$ 4.4 bilhões por ano. Doenças coronárias e eventos médicos relacionados a doenças cardíacas seriam reduzidos em 11.5%.

“Numerosos estudos farmacológicos investigaram os ingredientes ativos e os efeitos terapêuticos do psyllium e seus extratos, incluindo antioxidante, antitumoral, atividades antidiabéticas, hipotensoras, antiinflamatórias, neuroprotetoras, antidiarreicas e antivirais.” Uma revisão publicada na Food & Function também elogiou o potencial do psyllium para prevenir e tratar doenças cardiometabólicas e suas complicações.

A casca de psyllium diminui o índice de saturação do colesterol biliar no corpo, reduzindo assim, o risco de formação de cálculos biliares.

Psyllium orgânico é melhor

Muitas fontes estão contaminadas com pesticidas, herbicidas e fertilizantes, já que o psyllium é uma cultura fortemente pulverizada Sendo assim, utilize somente psyllium orgânico sem açúcar. Você pode adicionar até 18 gramas de fibra solúvel e insolúvel à sua dieta tomando o psyllium orgânico três vezes ao dia.

Você deve usar psyllium, além de uma dieta rica em frutas e vegetais, se você deseja obter cerca de 25 a 50 gramas de fibra por 1.000 calorias consumidas. Consuma o psyllium com um copo cheio de água, como dito anteriormente. Muitas receitas sem glúten utilizam a casa de psyllium, então ele também pode servir para assar e cozinhar.

As reações adversas graves ao psyllium serão raras, mas, se você tiver estreitamento do esôfago, dificuldades para engolir ou outras obstruções do trato gastrointestinal, dificuldades para engolir, consulte seu médico antes de usar o psyllium.

Alimentos saudáveis com abundantemente de fibras incluem ervilha, alcachofra, batata-doce assada com casca intacta, espinafre, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor e muitos outros vegetais, além do psyllium.

Figos ou tâmaras secas (consumidas com moderação devido ao alto teor de açúcar), abóbora, maçãs com casca intacta e laranjas, também são excelentes fontes de fibra, peras, framboesas, ameixas secas cozidas, também são excelentes opções.