📝RESUMO DA MATÉRIA
- Dois terços dos consumidores compraram abacate ano passado nos Estados Unidos e 60% compraram pelo menos 37 abacates por ano, tornando a fruta uma das mais populares no país
- A maioria das pessoas, porém, joga fora uma parte dessa fruta que possui propriedades antitumorais, anti-inflamatórias e é rica em antioxidantes, além de ter vários benefícios digestivos: a semente.
- Por causa da oxidação, abacates podem ficar marrons após cortados, efeito que você pode mitigar pincelando azeite na fruta, guardando no mesmo recipiente com um pedaço de cebola ou armazenando em um recipiente hermético.
- O pó da semente triturada é uma incrível adição a smoothies, saladas e alimentos de sabor forte. Essa semente, que alguns acham amarga e outros acreditam ter um sabor parecido com o das nozes, é muito benéfica para a saúde.
🩺Por Dr. Mercola
Dois terços dos consumidores nos Estados Unidos compraram abacates, tornando a fruta uma das mais populares no país. 60% dos consumidores compram pelo menos 37 abacates por ano, o que os coloca na categoria dos amantes/entusiastas da fruta, segundo uma estatística de 2014 do Hass Avocado Board. Ainda na década de 70, abacates eram considerados itens de luxo, o que torna essa estatística ainda mais impressionante.
Na verdade, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas que são utilizadas com facilidade pelo corpo para produzir energia. Aumentar a gordura saudável no corpo sem aumentar as proteínas e carboidratos é uma grande vantagem de incluir a fruta em sua dieta. A fruta ajuda a equilibrar a importante proporção entre potássio e sódio no corpo, já que é rica em potássio.
Devido à sua casca verde e irregular, até o início do século XX a fruta era chamada de “pera jacaré”. O que tirou o abacate da obscuridade e o colocou nos holofotes foi uma grande campanha de marketing. Por fim, a fruta conquistou o coração dos americanos, vencendo a mania do baixo teor de gordura nos anos 80 e 90. Uma propaganda no Super Bowl pode ter sido o grande ponto de inflexão dessa história.
Na década de 90, reunindo receitas de jogadores da NFL e levando para fãs e repórteres provarem, a empresa de marketing California Avocado Comission criou o chamado “Guacamole Bowl”. Mas ser rico em vitaminas e antioxidantes não é privilégio apenas do abacate. A semente da fruta, surpreendentemente, é benéfica para a saúde de várias formas.
Você já comeu uma semente de abacate?
Se não, você estar jogando fora a parte mais nutritiva da fruta, mesmo que conheça alguns dos benefícios de consumir abacates. Hoje, você vai descobrir tudo que pode ganhar para sua saúde ao preparar e consumir sementes de abacate.
- Efeito antioxidante: Sementes de abacate contêm polifenóis. Alimentos à base de plantas costumam ser ricos em polifenóis e existem mais de 50 tipos de polifenóis. Já a concentração depende do cultivo, plantio, maturação, preparo e transporte.
Em muitos lares, a semente e a casca da fruta vão para o lixo. Infelizmente, grande parte dos polifenóis vão para o lixo junto com a casca e a semente. Os antioxidantes são famosos por ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, combater danos celulares, reduzir a inflamação associada ao câncer e problemas cardíacos, aumentar a sensibilidade à insulina e controlar o peso. Um estudo descobriu que os antioxidantes da semente de abacate protegem a carne de hambúrguer da oxidação.
- Câncer: Foram utilizados extratos etanólicos de frutas e semente para combater células de leucemia linfoblástica Jurkat em laboratório em um estudo publicado pela Pharmaceutical Biology. Matando células leucêmicas através de um mecanismo de estresse oxidativo, os pesquisadores descobriram que o extrato atuava como um composto pró-apoptótico.
A avocatina B, lipídio derivado da fruta, ataca as células-tronco da leucemia que causam a leucemia mieloide aguda recorrente. Segundo um estudo publicado no Cancer Research. Em estudos de laboratório, abacates verdes demonstraram ter propriedades citotóxicas. A semente da fruta contém a biscatequina, um flavenol condensado que demonstrou atividade antitumoral em testes com animais.
- Digestão: Já faz séculos que as sementes de abacate são usadas para reduzir ou eliminar diarreia em culturas sul-americanas, bem como aliviar problemas gastrointestinais. Tudo isso por conta de suas propriedades antiprotozoárias e antimicrobacterianas. Várias bactérias e protozoários responsáveis por doenças têm seu desenvolvimento inibido pelo extrato da semente.
Pesquisadores comprovaram a capacidade do abacate de prevenir a formação de úlceras após o tratamento com remédios ulcerogênicos em animais, utilizando um extrato da folha da planta.
- Antienvelhecimento: Por ser rico em antioxidantes, o óleo da semente de abacate pode reduzir os danos causados pelos radicais livres, causadores do envelhecimento e de várias doenças. Ele também ajuda a reduzir o risco de envelhecimento da pele, dada a sua ação anti-inflamatória. Isso sem falar da redução das dores, aumento da energia, manutenção de um peso saudável e diminuição dos níveis de glicose no sangue.
E as sementes também têm uso tópico. Você pode fazer uma máscara facial caseira ou esfoliante com a semente seca e moída. Basta misturar azeite e uma banana (ou abacate e suco de limão) às sementes moídas. Um grande complemento para uma massagem facial, essa mistura ajuda sua máscara facial a remover a pele morta.
Abacate – Um superalimento de verdade
É preciso passar pela fruta para chegar até à semente. A essa altura, você já deve saber que os abacates são fontes excelentes de gorduras saudáveis. Esse alimento também protege contra diabetes e doenças cardiovasculares, aumentando a absorção de nutrientes do corpo. Como você pode ver, são muitos os benefícios para a saúde. Consumir metade de um abacate Hass fresco em um hambúrguer diminui muito a produção do composto inflamatório interleucina-6, em relação ao consumo do hambúrguer sem o abacate, diz um pequeno estudo piloto conduzido pela UCLA.
Descobertas desse tipo oferecem caminhos de pesquisa promissores sobre os benefícios para a função vascular e saúde cardíaca do abacate. Em apenas uma porção, algo como uma xícara da fruta em cubos, o abacate oferece 21% do valor de potássio recomendado diariamente. Pessoas propensas a ter problemas cardíacos consomem pouco potássio e muito sódio, diz um estudo feito em 2011. Nos Estados Unidos, esse foi um dos primeiros e maiores estudos a trabalhar a relação entre mortes por problemas cardíacos e sua relação com o sódio e o potássio.
O potássio parece realmente neutralizar os males causados pelo sódio no coração, diz um dos principais autores. Pessoas que consomem quantidades quase iguais de sódio e potássio têm duas vezes menos chances de morrer de ataque cardíaco do que aquelas que consomem muito sódio e pouco potássio. O abacate tem poucos carboidratos e é rico em gorduras, embora seja uma uma fruta.
Evidências sugerem que limitar a ingestão de proteína pode ser uma estratégia de saúde válida no longo prazo, além de prevenir câncer. Contendo cerca de 20 nutrientes essenciais que incluem vitamina E, B, fibras, ácido fólico e fibras, abacates são uma ótima e saborosa forma de aumentar a gordura saudável em sua dieta.
Pesquisadores japoneses descobriram em um pequeno estudo que as poderosas substâncias químicas contidas no abacate podem reduzir danos ao fígado. Um grupo de ratos com danos no fígado causados pela galactosamina foi alimentado com 22 frutas diferentes. Desse grupo, os ratos alimentados com abacate tiveram menos danos, mostrou uma medição posterior das enzimas hepáticas.
Foram testados cinco compostos em ratos com lesões hepáticas induzidas quimicamente, muito parecidas com aquelas causadas por vírus. Um extrato de abacate pode ajudar no tratamento da hepatite viral, concluíram os pesquisadores após o estudo.
Aprenda a aproveitar seu abacate ao máximo
Remover a casca sem perder a maioria dos seus valiosos fitonutrientes é um primeiro passo importante para realmente aproveitar os benefícios do abacate. A maior concentração de carotenoides benéficosfica na parte mais escura da fruta, próxima ao interior da casca, segundo uma pesquisa realizada na UCLA.
Diretrizes para aproveitar o abacate descascando-o da forma correta foram emitidas pela California Avocado Comission. Descascar o abacate com as mãos, como se faz com uma banana, é a melhor forma de preservar a grande concentração de antioxidantes da fruta.
Instruções
- Faça um corte longitudinal na fruta, em volta da semente
- Torça as metades, cada uma em uma direção, para separá-las da semente
- Retire a semente
- Corte as metades no sentido do comprimento
- Retire a casca de cada um dos pedaços usando o polegar e o dedo indicador
Como manter seu abacate fresco?
Abacates cortados ficam marrons por causa de uma enzima que oxida em contato com o ar. Isso não quer dizer que a fruta estragou; basta raspar a camada marrom e você verá uma camada verde e fresca por baixo. Muita gente joga fora porque não gosta de comer guacamole marrom. Você pode manter os abacates frescos por dias a fio após cortados. Basta utilizar alguns truques.
Abacates ficam frescos e conservados por até duas semanas na geladeira, ainda que tenham sido cortados. Deixe a semente na metade da fruta que você não pretende usar imediatamente. Caso tenha preparado guacamole, guarde a semente junto com as sobras.
Cubra a metade aberta do abacate com pepel manteiga e armazene em um recipiente de vidro lacrado. Para reduzir a oxidação, o guacamole também deve ser colocado em um recipiente de vidro hermeticamente fechado. Confira outras formas de reduzir o escurecimento do seu abacate:
- Azeite de oliva: pincele uma camada fina de azeite de oliva sobre a metade do abacate. Isso previne a oxidação criando uma barreira natural. Embora o mesmo truque deixem o sabor e a textura do guacamole um pouco mais oleosa, você também pode fazer o mesmo processo com ele, pincelando o azeite por cima.
- Suco de limão: O suco de limão auxilia na redução da oxidação. Jogue um pouco sobre o guacamole ou esfregue na metade do abacate. Use essa dica com base no seu gosto pessoal, pois o guacamole terá um pouco de sabor do limão.
- Cebola: Guarde o abacate com vários pedaços grandes de cebola virados para cima em um recipiente. Você também pode guardar o guacamole com os pedaços de cebola por cima e removê-los antes de servir.
Transformando a semente em pó
Você pode aprender a ressecar, moer e guardar as sementes de abacate para usar mais tarde nesse vídeo. Quando cortada, a semente fica esbranquiçada. Porém, a oxidação deixa o pó com uma cor de rosa-claro a laranja após ser processado no liquidificador, moedor de café ou processador de alimentos. Um recipiente hermeticamente fechado manterá o pó em condições de uso por até 14 dias na geladeira.
Caso o pó seja muito amargo para o seu paladar, é uma boa ideia combiná-lo com alimentos de sabor mais forte, já que seu gosto divide opiniões. Alguns acham amargo e outros comparam com o gosto da noz. Saladas e smoothies ficam com um sabor único quando você acrescenta o pó da semente de abacate. As sementes fatiadas podem ser utilizadas para fazer chá. É só deixar as fatias em infusão por alguns minutos na água fervente. Se a sua semente tiver um gosto particularmente amargo, você pode adicionar mel.
Fonte: mercola