📝RESUMO DA MATÉRIA
- Podendo evar a não saber o suficiente sobre como ele é essencial para a sua saúde geral, a maioria das pessoas não fala sobre o muco. Conhecer esta barreira protetora e como ela ajuda o sistema respiratório é uma ótima ideia
- Para capturar sujeira, detritos e patógenos e levá-los para o estômago, onde as enzimas os inativam antes de serem eliminados pelo trato digestivo, o muco é composto de uma substância aquosa e uma substância pegajosa, que juntas agem como um papel mosca para capturar sujeira
- A maior parte do qual é varrido para o fundo da garganta e engolido e você produz cerca de 1 1/2 quarto (1 litro e 400ml) de muco ou ranho por dia. Se você tem uma infecção respiratória superior e o que é capturado, influencia a cor
- Seu nariz pode “escorrer” quando há uma resposta inflamatória causada por uma infecção ou alergia, ou quando você está ao ar livre e com frio. O “entupimento” que você sente é causado pelo inchaço das conchas nasais que podem responder ao vapor, à umidade ou a óleos essenciais como hortelã-pimenta ou eucalipto, e não pelo muco
🩺Por Dr. Mercola
O que pode significar que não têm muitas informações sobre como o muco é essencial para a saúde, é que maioria das pessoas não fala sobre o muco nasal. Ajudando a fornecer proteção natural contra patógenos, a cavidade nasal também possui seu próprio microbioma, além de produzir o muco. As narinas anteriores de até 80% das pessoas estão colonizadas por Staphylococcus aureus, por exemplo, conforme observa um artigo.
Para puxar o ar de fora, seu sistema respiratório superior utiliza a boca e o nariz. Localizadas entre os ossos da cabeça que ajudam a regular a temperatura e a umidade do ar quando você inspira, os seios da face são áreas ocas. Uma passagem que conecta a garganta ou faringe aos pulmões é a traqueia, também chamada de traqueia. E a faringe é o tubo que leva o ar da boca e do nariz até ela. Em todas essas estruturas, o muco desempenha uma função.
Você sabe essas 9 coisas sobre seu muco?
Você abre o lenço e olha após assoar o nariz? Você poderia ficar surpreso com o que iria encontrar. Conforme descrito pelo BBC Earth Lab neste breve vídeo, há muito que você pode aprender com seu muco. O muco fornece uma interface entre o interior do seu corpo e o mundo exterior. O NIH News in Health chama isso de “o lodo que mantém você saudável”.
Ao evitar o ressecamento dos tecidos e fornecer uma linha de defesa contra patógenos, sujeira, detritos e outras toxinas ambientais, ele age como lubrificante. Conversando com um cirurgião de ouvido, nariz e garganta que ofereceu curiosidades sobre o muco, Joseph Stromberg, repórter da Vox, mergulhou profundamente no muco.
- A quantidade de muco que você produz — Você sabia que todos os dias, produz cerca de 1,5 litros de muco? Pequenos cílios na passagem nasal movem o muco para o fundo da garganta e você o engole, quando seu corpo está funcionando bem.
Michael Ellis, médico de ouvido, nariz e garganta da Universidade de Tulane, disse a Stromberg: “Você engole, em média, duas vezes por minuto — mesmo quando está dormindo à noite”. Isso é muita meleca! Já que seu corpo também secreta muco ao longo da traqueia e outras áreas dos pulmões, onde o nome é tecnicamente alterado para “catarro”.
- Patógenos e detritos — Seu corpo usa para combater patógenos, e ranho que é pegajoso e carregado com proteínas antibacterianas e antivirais. O muco é a primeira linha de defesa do sistema respiratório. O muco na cavidade nasal é composto de moléculas chamadas mucinas que se misturam com a água para formar um gel pegajoso. Um artigo de 2016 o chamou de “fator de restrição do hospedeiro pouco estudado para o vírus influenza”.
Seu ranho ajuda a filtrar uma mistura de poeira, pólen, patógenos e outros detritos que você inala, que você engole e as enzimas do estômago os tornam inativos. Ellis chama o ranho de papel mata-moscas do corpo: “Os detritos que entram no nariz ou na garganta grudam nele e então você os engole, para que não entrem nos pulmões”.
- Por que funciona? — Seu corpo pode aumentar a quantidade de substância aquosa produzida durante uma resposta inflamatória, mas em condições normais, produz a mesma quantidade de muco pegajoso.
Resultando em coriza, a inflamação causada por um resfriado ou alergia pode aumentar a quantidade de líquido seroso (substância aquosa) produzido. Quando você toma um anti-histamínico, o muco fica mais espesso e seco, porque ele reduz a quantidade de água, mas não a quantidade de muco. Quando você está ao ar livre no frio, o muco não é levado para o fundo da garganta, mas escorre pelo nariz, porque os minúsculos pelos dos cílios ficam menos ativos.
- O ranho não deixa você entupido — Nariz entupido, não é resultado de acúmulo de muco, mas sim de inchaço em resposta a inflamação ou condições secas. E alergias sazonais e resfriados também podem causar isto. É ao longo das conchas nasais que revestem a cavidade nasal, que o inchaço ocorre.
A congestão respiratória acontece quando estes incham devido à inflamação ou ficam congestionados com sangue durante uma infecção respiratória superior. Em alguns casos, para melhorar sua capacidade de respirar, você pode remover o tecido extra da concha nasal, se tiver nascido com essa condição. Embora em alguns casos o tecido possa voltar a crescer, a cirurgia é relativamente comum.
- Descongestionante eficaz – É útil considerar outras estratégias, antes de tomar descongestionantes nasais, como fenilefrina ou pseudoefedrina. Proporcionando um excelente local para o crescimento de bactérias, podendo levar à disbiose, uma perturbação do microbioma, esses medicamentos podem ressecar a cavidade nasal e também engrossar o muco.
Em vez disso, usando um umidificador ou tomando um banho quente para diminuir o inchaço da concha nasal, tente adicionar ar quente e úmido ao ambiente. Ou, faça irrigação nasal com solução salina várias vezes ao dia.
Às vezes, também podem ajudar um vaporizador ou uma toalha quente. Considere adicionar óleo de hortelã-pimenta ou óleo de tea tree para ajudar a reduzir a inflamação nas passagens sinusais, se tiver um vaporizador que acomoda óleo essencial. O que pode ajudar a aliviar a congestão na cabeça e no peito, é combinar óleo de eucalipto com óleo de coco e esfregar no peito.
- Você pode estar desidratado — Neste caso seu corpo conservará água onde puder, por isso, quando o muco fica mais espesso, pode indicar que você está desidratado. Também pode causar a evaporação de uma quantidade excessiva de líquido seroso, o que, por sua vez, engrossa o muco, quando o ambiente está seco, como durante os meses de inverno ou em um ambiente com ar condicionado.
- O que são melecas? — Quando o muco seca no nariz, ele fica espesso demais para que os cílios se movam para o fundo da garganta, como você já deve ter adivinhado. Torna-se o que é coloquialmente chamado de meleca, à medida que fica crocante.
Um estudo de 2023 descobriu que 84,5% dos profissionais de saúde confessaram que cutucavam o nariz, pelo menos incidentalmente, com frequências variando entre diariamente e por mês. E quer você queira admitir ou não, um pequeno estudo descobriu que 91% dos entrevistados cutucaram o nariz.
Este comportamento pode estar ligado a um risco crescente de desenvolver Alzheimer. Os investigadores acreditam que contribui para um maior risco de doença de Alzheimer, porque um estudo de 2022 publicado na Scientific Reports relacionou uma bactéria a uma infecção no sistema nervoso central.
Os pesquisadores descobriram que chegava ao cérebro viajando ao longo do nervo olfatório, a bactéria Chlamydia pneumoniae. Uma marca conhecida da doença de Alzheimer, esta bactéria desencadeou depósitos de proteína beta amiloide.
- O que a cor significa — Nem todo ranho verde ou amarelo significa que você tem uma infecção, mas a cor do seu ranho pode lhe dar pistas sobre sua saúde. A coriza e alteração na cor do muco pode ser causada até mesmo pelas alergias sazonais.
A cor do seu muco também pode ser alterada pela mistura de detritos ambientais que você inala. Você sabia que seu ranho pode ter até sete cores? Essas são as cores e o que elas podem significar:
- Afrin: Heroína nasal — A oximetazolina é o ingrediente ativo do spray descongestionante nasal Afrin, que Ellis afirma ser “… como o revestimento do nariz torna-se totalmente dependente dele, não apenas cria um hábito, como é extremamente viciante.” Reduzindo o suprimento de sangue para a concha nasal, é a forma que a droga atua.
Fazendo com que muitas pessoas se tornem dependentes, uma vez passado, as conchas incham ainda mais do que antes. Ellis diz que: “Uma vez que você começa a borrifar, você não consegue parar.” “O nariz fica tão dependente disso que é quase como heroína, se você ficar mais de três ou quatro dias sem usar.”
No próprio frasco, em letras miúdas, há um aviso alertando para que não se use o medicamento por mais de 3 dias. Especificamente para aqueles que precisam de ajuda com o vício em spray nasal, existem programas de recuperação estruturados em todo o mundo, embora muitas pessoas não saibam.
Passos a seguir para cuidar do seu sistema respiratório
Para ajudar a diminuir o risco de contrair uma infecção respiratória superior, o que aumenta a produção de muco, existem medidas que você pode seguir. Para apoiar o sistema imunológico e a promover uma boa saúde, cada uma dessas estratégias pode ajudar. Em “O ranho verde-amarelo significa que você tem uma infecção sinusal?” você pode ler mais sobre essas estratégias.
- Mantenha a hidratação adequada.
- Certifique-se que a umidade do ar dentro de casa esteja entre 40 e 60%.
- Para fortalecer seu sistema imunológico, tenha de 7 a 8 horas de sono de qualidade por noite.
- Como parte de sua defesa viral, promova um microbioma intestinal saudável.
- Para garantir a suficiência vitamínica adequada de uma combinação de nutrientes que podem alterar sua resposta imunológica, preste atenção especial à sua nutrição.
Fonte: mercola