Seja quente ou gelado, o brasileiro adora chá! Aliás, uma pesquisa divulgada pela Scientia Medica comprovou que o chá é a bebida não alcoólica mais consumida em todo o mundo. E, claro, isso não é a toa.
Afinal, por ter produtos naturais, é a opção perfeita para quem busca uma alimentação mais saudável e quer se livrar das opções cheias de conservantes. Além disso, não podemos esquecer dos efeitos benéficos para a saúde. Por isso, hoje falaremos sobre o chá verde!
Para que serve o chá verde?
Em primeiro lugar, precisamos saber o que é o chá verde e como ele deve se feito. Basicamente, a bebida é feita da infusão de folhas de uma planta chamada Camellia sinensis (C.sinensis), típica do continente asiático. A bebida oriental é consumida há mais de 3.000 anos em todo mundo. Afinal, o que faz ela ser tão consumida mundialmente e quais seus benefícios?
A tradição da bebida faz ela ser uma das mais consumidas. Assim, as propriedades do chá verde servem para diversas ações, como anti-inflamatória, antioxidante, anti-envelhecimento e outros benefícios.
Benefícios do chá verde
Esta pergunta foi esclarecida por meio de um estudo chamado “Chá verde (Camellia seninsis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis”.
Onde diz que: “as investigações em populações asiáticas demonstram que o consumo diário do chá verde pode estar associado à diminuição dos riscos para doenças cardiovasculares.”
Além disso, a pesquisa demonstra que a bebida possui as seguintes propriedades:
Como cada um desses termos é bastante complexo, resolvemos separar cada um deles para que você entenda de uma forma muito mais simples o que cada um significa.
Ação antioxidante
Em primeiro lugar, vamos falar sobre os antioxidantes. Parece um pouco difícil de entender, mas eles atuam como protetores de células saudáveis no nosso corpo. Como resultado, reduzem qualquer tipo de ação oxidante dos radicais livres.
A oxidação dos radicais livres é um processo natural do organismo. Porém, com o uso de medicamentos, bebidas alcóolicas, má alimentação, tabagismo e exposição solar essa oxidação pode ser agravada. Portanto, tomar chá verde diminui as chances de isso acontecer.
Ação anti-infamantória
O poder anti-inflamatório do chá verde está diretamente ligado à redução de efeitos de doenças inflamatórias crônicas como artrite e esclerose. Isso quer dizer que a bebida reduz o processo inflamatório que ocorre dentro das articulações. Como resultado, oferece um prolongamento da qualidade de vida e, de quebra, previne câncer de cólon e tumores.
Ação antiaterogênica
Certamente, este talvez seja um dos principais benefícios do consumo do chá verde. Isso porque ele ajuda no relaxamento muscular do coração. Com isso, diminui a pressão arterial e melhora a circulação de sangue por todo o corpo.
Além disso, em conjunto com a ação antioxidante, forma um combo de proteção no LDL, que é o colesterol bom. Ademais, ainda reduz o risco de trombose.
Ação hipoglicemiante
Alguns estudos preliminares feitos apenas em ratos, já comprovaram que o chá verde também é uma bebida importante para quem possui diabetes ou algum risco de desenvolvê-la. Segundo os tailandeses que fizeram a pesquisa, houve um aumento da sensibilidade à insulina para os consumidores do chá.
Ação anticarcinogênico
O nome parece complicado, mas, basicamente, se refere ao câncer. “O trabalho sugere que o consumo diário de chá verde pode melhorar a qualidade de vida e proteger de uma morte prematura, particularmente causada por câncer“, escreveu a pesquisadora Ana Elisa Vieira Senger, entre outras.
Como usar o chá verde para perder peso?
A obesidade é um dos problemas de saúde pública que está associado a diversas doenças. Por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão. Isso porque a resistência à insulina é uma das principais características do controle de peso. Como resultado, acaba aumentando também o risco cardiovascular.
O chá verde atua na termogênese e na oxidação, como já falamos acima. Por isso, acaba oxidando também a gordura. Desta forma, previne o depósito desta gordura no corpo e também regula o peso.
Chá verde contra o envelhecimento precoce
Envelhecer é inevitável e, mesmo com tantos tratamentos disponíveis hoje em dia para melhorar a saúde da pele, caso o corpo não esteja sendo bem cuidado de dentro para fora, os efeitos do envelhecimento precoce serão inevitáveis. O que muitos ainda não sabem, é que é alguns alimentos contribuem com o retardamento do envelhecimento e de uma maneira bem simples, como o chá verde.
“O chá verde é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde e essa fama é real. Poderoso antioxidante, o chá verde possui potente ação contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ou seja, ele é capaz de prevenir o surgimento de rugas e flacidez da pele”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico e professor especialista em cosmetologia.
E esses benefícios já foram comprovados cientificamente. Um estudo realizado na Witten University Institute for Experimental Dermatology, na Alemanha, investigou os efeitos do consumo de chá verde em relação à sensibilidade da pele, estrutura da pele, textura e microcirculação. Com 60 mulheres voluntárias, entre 40 e 65 anos, que consumiram um litro de chá verde por 12 semanas consecutiva.
Os resultados mostraram aumento da hidratação da pele, melhora na elasticidade biológica, redução de rugas e descamação. Ainda segundo o farmacêutico, esses resultados mostraram que é possível alcançar uma melhora considerável na pele.
Quem não pode consumir o chá verde?
Apesar dos diversos benefícios dessa bebida, o chá verde não é recomendado para pessoas que possuem deficiência de ferro, pois pode afetar a absorção do mineral. Além disso, por ser um estimulante natural, esse chá não é indicado para quem sobre de insônia e problemas cardíacos.
Quanto de chá verde tomar?
Esta pergunta vai depender de uma série de fatores. Dentre eles, a quantidade de folhas usadas para uma única xícara de chá. Porém, segundo estudos, para que a bebida ofereça benefícios a saúde, é recomendado o consumo de 5 a 7 xícaras de chá verde por dia.
Por outro lado, de acordo com a American Dietetic Association, que buscavam a redução do risco de câncer gástrico e no esôfago, a sugestão oferecida era de 4 a 6 xícaras.
Pode tomar o chá verde todos os dias?
O chá verde pode ser consumido todos os dias, como dito anteriormente, a quantidade recomendada é de até sete xícaras por dia.
Onde comprar
Agora que você já sabe o que é o chá verde, os benefícios e quanto deve tomar por dia, está na hora de comprar logo o seu. Em primeiro lugar, a forma mais fácil de encontras o chá verde é através dos sachês. Eles já vem com a quantidade certa. Ou seja, o suficiente para uma xícara e são facilmente encontrados em supermercados.
Por outro lado, lojas de produtos naturais também costumam vender a folha. Por fim, na internet existe uma série de lojas específicas para chá. Como resultado, você poderá aproveitar e comprar até de outros sabores para ir alternando entre os dias.
Modo de preparo do chá verde
Por fim, para que uma xícara de chá verde ofereça todos os benefícios mencionados, é preciso usar a quantidade certa. Desta forma, é muito importante estar atento a quantidade da folha que você irá colocar. Para te ajudar, as pesquisadoras envolvidas no artigo “Chá verde: benefícios para a saúde humana” fizeram um passo a passo para produzir uma xícara:
- Despeje uma colher rasa de chá verde em uma xícara de água fervendo;
- Em seguida, espere 10 minutos para que os princípios ativos da folha soltem na água durante a infusão;
Se você preferir chá quente, basta se deliciar. Caso contrário, adicione algumas pedras de gelo.
Conclusão
Em suma, o chá verde é uma bebida tradicional consumida há milênios que apresenta diversos benefícios para a saúde. Assim, o seu consumo apresenta ações anti-inflamatória, antioxidante, anti-envelhecimento e outros.
Ademais, não deixe de conferir o canal de Saúde do Fashion Bubbles para não perder as últimas novidades e dicas!
Revisado e atualizado por Victória Abreu.
Fonte: fashionbubbles