📝RESUMO DA MATÉRIA

  • A longo prazo, a desinfecção constante do corpo e do ambiente pode provocar mais danos do que trazer benefícios. Compostos antibacterianos, como o triclosan e os compostos de amônio quaternário (QACs ou “quats”), também têm sido associados a uma série de efeitos nocivos para a saúde, além de promover o desenvolvimento de bactérias resistentes a medicamentos
  • O triclosan é um potente desregulador endócrino que interfere na função da tireoide, como demonstrou a pesquisa. Os produtos químicos desreguladores endócrinos são uma preocupação séria, pois podem promover uma ampla variedade de problemas de saúde, incluindo: câncer de mama, ovário, próstata e testículo, nascimentos prematuros e baixo peso ao nascer, puberdade precoce em meninas e testículos não descidos em garotos
  • Os QACs são encontrados em muitos tipos de lenços umedecidos (lenços de superfície, para bebês, para as mãos e desinfetantes) e em certos pesticidas, além de vários produtos de limpeza, desinfetantes para as mãos e produtos de higiene pessoal
  • Os efeitos adversos à saúde dos QACs incluem: desenvolvimento embrionário prejudicado e distúrbios de desenvolvimento, disfunção mitocondrial e um risco aumentado de infecções resistentes a antimicrobianos; dermatite alérgica de contato, asma e DPOC, função imunológica suprimida, fertilidade reduzida

🩺Por Dr. Mercola

Muitos ainda cometem o erro de presumir que é necessário usar sabonete antibacteriano para fazer o trabalho direito, já que lavar as mãos está no topo da lista quando se trata de prevenção eficaz de doenças e infecções contagiosas.

O mesmo serve para limpeza da casa. A longo prazo, a desinfecção constante do corpo e do ambiente pode provocar mais danos do que trazer benefícios. Compostos antibacterianos, como o triclosan e os compostos de amônio quaternário (QACs ou “quats”), também têm sido associados a uma série de efeitos nocivos para a saúde, além de promover o desenvolvimento de bactérias resistentes a medicamentos.

Efeitos adversos do triclosan para a saúde

O triclosan, para começo, desregula a função da tireoide por ser um potente desregulador endócrino. Os produtos químicos desreguladores endócrinos são uma preocupação séria, pois podem promover uma ampla variedade de problemas de saúde, incluindo: câncer de mama, ovário, próstata e testículo, nascimentos prematuros e baixo peso ao nascer, puberdade precoce em meninas e testículos não descidos em garotos.

O triclosan também tem efeitos adversos, todos descritos no artigo 18, que interferem na função celular, nas vias moleculares e na função mitocondrial. Estima-se que 75% da população dos EUA está exposta ao triclosan através de bens de consumo e produtos de higiene pessoal, de acordo com o relatório.

E embora ainda seja encontrado em muitos cremes dentais, enxaguantes bucais e desinfetantes para as mãos, a Food and Drug Administration dos EUA proibiu o triclosan de sabonetes em 2016 devido a suspeitas de riscos à saúde. Além da ingestão direta, as águas residuais contaminadas também chegam aos campos agrícolas através da irrigação e do lodo (biossólidos) utilizado como fertilizante, contaminando assim nossos alimentos. Conforme relatado em um estudo de 2018:

É encontrado em vários tecidos e fluidos humanos, e facilmente absorvido por pele e mucosas

Está associado ao desenvolvimento de câncer, especialmente câncer de fígado e possui efeitos citotóxicos

Aumenta a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e é pró-inflamatório

Devido aos seus efeitos na sinalização de cálcio nas células musculares, diminui a função muscular cardiovascular e esquelética

Considerando que foram encontrados vestígios de triclosan em 100% de todas as amostras de urina recolhidas de mulheres e em 51% das amostras de sangue do cordão umbilical, está correlacionado com defeitos reprodutivos e de desenvolvimento e tem sido associado a taxas mais elevadas de aborto espontâneo – uma preocupação potencialmente séria

Está associado a asma, sensibilidades alimentares e um elevado risco de alergia em crianças abaixo dos 18 anos

Promove a proliferação de patógenos resistentes a antibióticos

‘Quats’ – outra classe prejudicial de antimicrobianos

Também suscita preocupação a proliferação de compostos de amônio quaternário ou “quats”. Conforme relatado em uma revisão de 2023 publicada na Environmental Science & Technology:

“Compostos de amônio quaternário compreendem centenas de produtos químicos e misturas, são conhecidos como QACs ou também chamados de quats. Os QACs desempenham muitas funções diferentes, principalmente como agentes antiestáticos e amaciantes, dispersantes antimicrobianos, surfactantes e conservantes.

Eles são frequentemente encontrados em produtos de limpeza, muitos tipos de lenços umedecidos (toalhetes de superfície, para bebês, para mãos e desinfetantes), desinfetantes para as mãos, produtos de higiene pessoal e vários produtos pesticidas…

Toxicidade aguda e crônica para organismos aquáticos suscetíveis, com concentrações de alguns QACs aproximando-se de níveis preocupantes, são alguns dos efeitos ecológicos inclusos.

Toxicidade no desenvolvimento e na reprodução, perturbação da função metabólica, como a homeostase lipídica, e comprometimento da função mitocondrial, além de efeitos respiratórios e dérmicos, são alguns dos efeitos conhecidos ou suspeitos. O papel dos QACs na resistência antimicrobiana também foi demonstrado…

Apesar da Organização Mundial de Saúde e dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA desencorajarem estas práticas como ineficazes e potencialmente prejudiciais, a nebulização e a pulverização em grande escala de produtos que contêm QAC ocorrem como medida de controlo da COVID-19.

Além disso, incluindo triclosan e triclocarban, cuja utilização é proibida em produtos de venda livre para as mãos e para o corpo, o uso de certos QACs aumentou nos últimos anos porque eles são substitutos frequentes dos 19 ingredientes ativos…

As evidências da eficácia do QAC na redução da transmissão de doenças infecciosas em ambientes e aplicações do mundo real, como no campo da saúde, é limitado, embora os QACs possam matar ou inativar vários microrganismos diferentes em ambientes laboratoriais controlados, o que muitas vezes se presume ser benéfico e comercializado para criar uma impressão de limpeza.

Além disso, não há prova boa o suficiente de que os antimicrobianos ligados às superfícies diminuam as infecções adquiridas nos cuidados de saúde.”

O que temos mostra que os quats representam sérios riscos para o ambiente, especialmente para a vida marinha, embora a investigação seja limitada. E as quantidades perturbadoras que descem pelos ralos são tais que“as concentrações de QAC nos ecossistemas aquáticos estão se aproximando dos limites de toxicidade protetora.”

Como tocar em um balcão ou maçaneta de porta após usar um desinfetante contendo QAC e depois tocar na boca, em humanos, a exposição ós-aplicação é responsável por cerca de 90% da exposição. Quats também são encontrados na poeira e no ar doméstico?

Riscos à saúde associadosaos Quats

Conforme detalhado na revisão de Ciência e Tecnologia Ambiental, os efeitos adversos dos QACs à saúde incluem:

Dermatite alérgica de contato

Asma, danos nas células pulmonares, inflamação pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Aumento das concentrações de citocinas inflamatórias

Enfraquecimento da função imunológica

Fertilidade reduzida em ambos os sexos – os resultados adversos incluem aumento do tempo entre os ciclos estrais, redução da ovulação e implantação, e aumento das perdas pós-implantação, em camundongos fêmeas. Incluem diminuição da concentração e motilidade dos espermatozoides os efeitos em homens

Defeitos do tubo neural (independentemente de qual pai foi exposto) e desenvolvimento embrionário prejudicado

Distúrbios do desenvolvimento resultantes de alterações na biossíntese do colesterol

Disfunção mitocondrial — A evidência de inibição direta da fosforilação oxidativa mitocondrial vem de vários estudos in vitro envolvendo vários QACs. Quimicamente, a maioria dos QACs pode ser classificada como cátions lipofílicos que podem se acumular em uma matriz mitocondrial carregada negativamente.” Conforme observado pelos autores da pesquisa

Infecções resistentes a antibióticos em ascensão

Recomendo fortemente abandonar todos os produtos antimicrobianos que contenham triclosan ou QACs, levando em consideração os perigos. Tudo que você precisa para limpar os germes de suas mãos é sabão neutro e água morna. “Não há ciência suficiente para mostrar que sabonetes antibacterianos vendidos sem receita (OTC) são melhores na prevenção de doenças do que lavar com água e sabão comum”, admite a FDA.

À eliminação de microorganismos nocivos das superfícies domésticas se aplica o mesmo raciocínio. Itens domésticos comuns podem realmente fazer o trabalho melhor do que produtos químicos, como: água-oxigenada, vinagre branco e óleos essenciais.

Técnica adequada de lavagem das mãos

Uma forma simples de reduzir a exposição a germes potencialmente causadores de doenças e reduzir as chances de adoecer, é lavar suas mãos. Especialmente quando você faz isso em momentos importantes, como antes de comer ou tocar a boca, os olhos e o nariz, e depois de usar o banheiro ou visitar áreas públicas, embora lavar as mãos não seja o único fator, este ato pode reduzir drasticamente os germes que chegam ao seu corpo.

No entanto, para ser verdadeiramente eficaz no controle de doenças, a lavagem de mãos precisa ser feita corretamente. Para remover os germes, simplesmente enxaguar as mãos com água ou esfregar rapidamente com sabão não é suficiente. Para garantir que você está realmente eliminando os germes quando lava as mãos, siga as seguintes instruções:

  1. Use água morna e corrente com sabonete neutro
  2. Procure fazer bastante espuma, espalhando-a até os pulsos, e esfregando por pelo menos 20 segundos
  3. Certifique-se de lavar todas as áreas, incluindo as costas das mãos, pulsos, entre os dedos e sob as unhas
  4. Enxágue bem com água corrente
  5. Use uma toalha de papel como proteção contra os germes que as maçanetas possam abrigar ao abrir a porta em locais públicos

Como observado no início deste artigo, sua pele é realmente uma importante barreira primária contra germes. Portanto, a lavagem obsessivo-compulsiva, especialmente em ambientes secos, pode realmente aumentar o risco de ficar doente ao secar a pele, permitindo a entrada de bactérias potencialmente prejudiciais em seu corpo. Então, mantenha o equilíbrio. Como áreas secas e rachadas são uma porta de entrada perfeita para germes, evite lavar as mãos a ponto de irritar a pele.

Por que o sabonete comum é mais eficaz contra vírus?

O sabonete antibacteriano afeta apenas as bactérias, portanto, os sabonetes antibacterianos não podem protegê-lo contra vírus, assim como os antibióticos. E, mesmo contra as bactérias, algumas pesquisas indicam que o sabonete antibacteriano não oferece nenhum benefício adicional em relação ao sabonete convencional. 

A boa notícia é que o sabonete comum mata SIM os vírus. O sabonete mata com muita eficácia a maioria dos vírus, incluindo o SARS-CoV-2, conforme detalhado em uma série de postagens no Twitter do professor Pall Thordarson – especializado em química biomimética, supramolecular e biofísica e nanomedicina.

O elo mais fraco do vírus é a sua bicamada lipídica (gordurosa), e essa é a . Fazendo com que o vírus se desintegre e tornando-o inofensivo, o sabão dissolve essa membrana gordurosa. Embora possa ser mais prático para usar outras superfícies que não as mãos e o corpo, nem mesmo o álcool é tão eficaz para a inativação dos vírus. 

A mecânica por trás do sabonete 101

A molécula do sabonete é capaz de fazer com que o óleo e a água se misturem, pois compartilha características de ambos. As moléculas do sabonete têm propriedades polares e apolares, dando lhes a capacidade de dissolver a maioria dos tipos de moléculas, ou seja, são anfipáticas. O sabão basicamente dissolve a “cola” que mantém o vírus unido, conforme explicou Thordarson.

A alcalinidade do sabonete também cria uma carga elétrica que o torna hidrofílico (amante da água). Os átomos de hidrogênio nas moléculas de água têm uma carga ligeiramente positiva; portanto, quando você molha as mãos e usa sabonete, essa molécula se liga rapidamente à molécula de água mais próxima. Consequentemente, quando você lava as mãos em água corrente, o vírus agora desconstruído é facilmente eliminado. O New York Times explica o processo desta forma:

“Você envolve todos os microorganismos da pele com moléculas de sabão, quando lava as mãos com água e sabão. As caudas hidrofóbicas das moléculas de sabão flutuantes, no processo de tentar escapar da água, se fixam nos invólucros lipídicos de certos vírus e micróbios, e assim os separa.

O professor Pall Thordarson, chefe interino de química da Universidade de New South Wales disse: ‘Eles agem como pés de cabra e desestabilizam todo o sistema’. Matando as bactérias e inutilizando os vírus, proteínas essenciais vazam das membranas rompidas para a água circundante.”

Mantenha sua casa limpa de forma segura

Sem a necessidade do uso de produtos químicos nocivos, sua casa também pode ser mantida limpa e livre de bactérias. Peróxido de hidrogênio a 3% e vinagre, é um limpador úso que funciona muito bem para balcões de cozinha, tábuas de corte e banheiros. Basta colocar cada líquido em um borrifador separado e borrifar a superfície com um, seguido do outro. Não importa a ordem.

O emparelhamento das duas névoas (uma após a outra) matou praticamente todas as Salmonella, Shigella e E.coli, de acordo com testes realizados no Virginia Polytechnic Institute e na State University. Tornando esta combinação de spray mais eficaz para matar essas bactérias nocivas do que alvejante à base de cloro ou qualquer produto de limpeza de cozinha disponível no mercado, mesmo em alimentos e superfícies altamente contaminados.

Esta combinação também pode ser usada para limpar produtos frescos. Como o produto resultante da mistura em um conjunto diferente de propriedades, não mistures os dois no mesmo borrifador, pois isto resultará em paracético.

Outras substâncias seguras que podem ser usadas para desinfetar a sua casa incluem:

  • O óleo de coco, pode ser usado para desinfetar tábuas de corte de madeira e outras superfícies de madeira, pois possui propriedades desinfetantes.
  • Luz solar – uma das melhores maneiras de economizar energia e ter lençóis e roupas limpas e frescas é secar a roupa ao
  • Óleo de orégano, que demonstrou matar vírus do resfriado, bactérias responsáveis por e esporos microbianos.

Produtos de limpeza caseiros

Fácil e eficaz de matar patógenos, incluir óleo essencial de orégano em seus produtos de limpeza caseiros é um meio simples. Abaixo estão duas receitas que você pode fazer com ingredientes que tem em casa.

Misture 1 xícara de água, 2 colheres de chá de sabão de castela e 20 gotas de óleo essencial de orégano em um borrifador, de preferência de vidro, para um limpador multiúso. Os óleos essenciais oxidam quando expostos ao calor e à luz solar, por isso guarde em lugares frescos e escuros. Agite bem antes de casa uso.

Combine quatro gotas de óleo de orégano com 10 gotas de óleo de limão e um quarto de xícara de vinagre branco, para um limpador alternativo. Adicione esta mistura a um balde com água morna e use para limpar e limpar superfícies.

É sempre bom lembrar que uma maneira simples de proteger a saúde de sua família, reduzindo sua carga tóxica, é eliminar produtos “antibacterianos” de sua casa. E a única coisa de que você está desistindo são os riscos associados a eles, já que não há eficácia em tais produtos.