A Volvo anunciou que a demanda pelo seu SUV elétrico, o EX90, superou suas expectativas mais otimistas. O primeiro lote do veículo, que custa cerca de 100 mil euros (algo como R$ 560 mil) e teve seu lançamento global no final do ano passado, esgotou-se e os pedidos superaram as “projeções internas mais ambiciosas” da empresa.
Embora a Volvo tenha dito anteriormente que não aceitaria pedidos provisoriamente, ainda é possível encomendá-lo na Europa.
O Volvo EX90 é uma versão totalmente elétrica do atual Volvo XC90 e é o terceiro veículo elétrico da Volvo, seguindo o Volvo XC40 Recharge e o Volvo C40 Recharge. No entanto, é o primeiro a se basear numa plataforma elétrica dedicada – a arquitetura SPA2 avançada do grupo Geely.
Ele foi desenvolvido com base no Concept Recharge apresentado em 2021, mantendo características de design familiares da Volvo, mas sendo aprimorado para oferecer uma eficiência aerodinâmica com coeficiente de arrasto de apenas 0,29, o que contribui para otimizar sua autonomia.
O Volvo EX90 é vendido com motor duplo com tração nas quatro rodas, oferecendo versões Twin Motor com 402 cv e 78 kgfm de torque e Twin Motor Performance com 510 cv e 92 kgfm. Ambos possuem uma velocidade máxima limitada a 180 km/h.
VEJA TAMBÉM:
A energia vem de uma bateria de 111 kWh (107 kWh utilizáveis), com autonomia de 600 km para o Twin Motor e 590 km para o Performance. A bateria pode ser carregada em taxas de até 250 kW, oferecendo uma carga de até 80% em 30 minutos.
A marca sueca, no entanto, admitiu que versões de motor único com potência menor também poderão ser lançadas no futuro.
No Brasil em 2024
O estilo mantém características de design familiares da Volvo, com a parte frontal sem a conhecida grade de modelos a combustão, semelhante a que existe no XC40, além das tradicionais luzes traseiras verticais.
Com 5,03 m de comprimento, o EX90 é ligeiramente mais longo do que o atual XC90. Ele também é mais largo do que o SUV, mas ligeiramente mais baixo, com um peso de 2.818 kg.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
O utilitário esportivo elétrico possui um porta-malas de 310 litros quando os sete assentos estão em uso, mas pode ser ampliado para 665 litros no modo de cinco assentos e 1915 litros com as duas fileiras rebatidas.
A Volvo confirmou que o EX90 será lançado no mercado brasileiro ao longo do primeiro trimestre de 2024.
Fonte: autoo