O Volkswagen Gol é um carro tipicamente brasileiro. Seu projeto nasceu no fim da década de 1970 e seu lançamento em 1980 no Brasil tinha como objetivo o lugar do Fusca. Tinha um desenho inspirado no Golf europeu, mas com a mecânica simples do seu antecessor. Demorou para fazer sucesso, mas depois engrenou 27 anos como o carro mais vendido no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
- Um Volkswagen Gol 1994 que vale uma nota aqui no Brasil
- Na Europa, o compacto sempre foi o Polo; relembre a história
E tudo isso sem pisar na Europa. Pelo menos não de forma oficial. No continente a Volkswagen vendia o Polo no segmento de compactos e o Golf entre os médios. Até mesmo por isso, um simples Golzinho a ar lá na Europa vale uma fortuna.
É o caso dessa unidade que foi anunciada em Luxemburgo, um de primeira safra 1980 com o estepe ainda no porta-malas, que depois viria a ser instalado junto ao motor. Segundo o anunciante, que se identifica como Fritz, o Gol cinza na versão L é o único na Europa.
“É uma atração em todas as reuniões da VW”, garante o vendedor nos classificados. Ele ainda diz que o carro está com o motor 1.6 boxer original com carburação dupla e o câmbio de quatro marchas. “Eu mesmo construí esse motor”, diz.
O preço pedido é de 13.400 euros, ou cerca de R$ 73 mil. Pelo mesmo valor dá para comprar um Polo GTI 2015 no mesmo site, mas que não vai ser a mesma raridade e nem fazer o mesmo sucesso nos encontros de Volkswagen.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo