Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Volkswagen celebra 50 anos da Brasília e apresenta modelo original nunca antes lançado de fábrica

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 1973 o Volkswagen Fusca já tinha 14 anos de mercado e a marca precisava de uma novidade para combater a concorrência. Naquele mesmo ano seriam lançados modelos como o Chevrolet Chevette e o Dodge 1800, além do sucesso que o Ford Corcel.

Assim nasceu a Brasília, um projeto nacional desenvolvido pelo designer Marcio Piancastelli a pedido do então presidente da Volkswagen do Brasil na época, Rudolf Leiding. Neste ano, o carro comemora 50 anos.

A solução encontrada na época foi aproveitar a plataforma do próprio Fusca, mas com estilo completamente diferente. A Volkswagen conta que o carro foi projetado “visando o estabelecimento das dimensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio.”

Volkswagen Brasilia 1982
Volkswagen Brasilia 1982
Imagem: Divulgação/Volkswagen

Enquanto na Europa a marca já pensava no Polo, baseado no Audi 50, monobloco com motor dianteiro refrigerado a água e que chegaria ao mercado em 1975, aqui a Brasília perpetuava a carroceria sobre chassi com motor traseiro a ar de 1.600 cm³ com 60 cv. Dois anos depois ganharia dupla carburação e 5 cv a mais.

Em seu auge a Brasília foi exportada para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria —onde ganhou o nome de Igala.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Saiu de linha em 1982, quando já dividia o showroom com o Gol, de concepção mais moderna. É deste ano a unidade que a Volkswagen guarda em seu museu com 460 km rodados, mas nunca fora da fábrica de São Bernardo do Campo. O modelo na cor verde-mármore também nunca chegou a ser emplacado.

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.