No anúncio de que iria mais do que dobrar o investimento já anunciado no brasil, que vai totalizar um aporte de R$ 16 bilhões até 2028, a Volkswagen prometeu 16 novos modelos, sendo quatro inéditos. Entre eles estão um SUV compacto, menor que o Nivus, e a picape Tarok, monobloco que chega para brigar com Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Vamos primeiro ao SUV. O nome Gol, que batizou o carro de maior sucesso no Brasil, foi ventilado para o compacto que será feito na fábrica de Taubaté (sp). A própria prefeitura da cidade comemorou a volta do modelo nas suas redes sociais, mas a Volkswagen desmentiu a informação e o post foi apagado.
VEJA TAMBÉM:
A plataforma usada será a MQB 0, uma versão menor da usada pelo Polo Track, feito na mesma unidade. A motorização deve ser a mesma dos Polo mais caros, o 1.0 TSI de 116 cv. O modelo deve ocupar a faixa de preços que hoje está o Fiat Pulse, ou seja, entre R$ 100 mil e R$ 130 mil.
O segundo produto inédito que conhecemos é a picape intermediária Tarok, que pode substituir a Saveiro ou fazer o meio de campo entre a compacta e a Amarok. A caminhonete será feita em São José dos Pinhais (PR) e possivelmente fará a estreia da plataforma MQB Hybrid.
O motor será o inédito 1.5 TSI Evo 2, a ser feito em São carlos (SP) e que também foi anunciado junto ao investimento. Segundo a Volkswagen, este propulsor será projetado para trabalhar com eletrificação, então podemos esperar ao menos um sistema híbrido leve na picape.
Os outros dois modelos ainda são um mistério, mas já se sabe que eles serão feitos em São Bernardo do Campo (SP) e é quase certo de que também serão híbridos. Isso porque o Sindicato dos Metalúrgicos da região anunciou no ano passado um acordo para a produção de dois modelos eletrificados na unidade.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Os outros 12 modelos anunciados serão reestilizações, com a Amarok vindo da Argentina primeiro. Também virão as mudanças em T-Cross, Nivus e Taos. Modelos importados estão na lista, como o SUV Tayron, para substituir o Tiguan, e o Golf R, versão mais esportiva do hatch que chegaria em poucas unidades para brigar com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Fonte: autoo