Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

TVS Ronin 225 surge no Brasil: clássica pode chegar em breve?

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A TVS Ronin chamou bastante atenção do público brasileiro quando foi . Com um estilo scrambler clássico e moderno, o modelo pode ser uma opção interessante na baixa cilindrada. Em informações obtidas pelo MOTOO, descobrimos que a moto teve sua patente registrada no Brasil, nesta terça-feira, 24 de janeiro.

O modelo aparece em publicação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Inpi. Isso significa que a Ronin será vendida no Brasil? Ainda é cedo para bater o martelo, já que o fato de oficializar a patente é um modo das marcas garantirem seu direito sobre o desenho do produto para que evite cópias, mas também se torna um passo importante para os novos produtos que estão vindo.

VEJA TAMBÉM:

Dafra pode trazer a Ronin?

Como a Dafra comercializa a linha Apache da TVS no Brasil, a empresa brasileira surge como possibilidade para trazer a Ronin 225 ao país. No ano passado, a empresa disse ao MOTOO que estava “iniciando estudos sobre a viabilidade” de vender a moto por aqui, mas que “ainda não havia nada de concreto”.

TVS Ronin 225 em registro no Brasil
TVS Ronin 225 em registro no Brasil
Imagem: TVS / Inpi

Porém, a . Dado o sucesso de motos com estilo clássico no Brasil, , o modelo certamente deve estar no radar, porém, precisamos aguardar por um anúncio oficial. Vale lembrar também que a TVS possui uma parceria com a startup Mottu, de aluguel de motos, e o único modelo oferecido neste negócio até agora é a Sport 110.

                                  Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

TVS Ronin 225
TVS Ronin 225
Imagem: TVS / Inpi

Como é a pequena scrambler indiana

O nome dado para a nova moto é apenas de Ronin, sem a terminação de 225 de sua cilindrada. O modelo tem três versões disponíveis na Índia: Ronin SS e DS, com ABS de um canal na roda dianteira, e topo de linha TD, com ABS nas duas rodas – em ambas opções a modos de uso do ABS, com as funções Urban e Rain.

Os valores partem de 149.000 rúpias e podem chegar até 168.750 rúpias. Em uma conversão direta, sem taxas e outros custos inclusos, o preço varia de cerca de R$ 9.500 a R$ 10.780, mas vale a ressalva que caso chegue ao Brasil o valor deve ser mais alto por conta de todos os gastos, como homologação e montagem, para viabilizar o modelo por aqui.

TVS Ronin 2022
TVS Ronin 2022
Imagem: TVS

Além disso, há uma extensa gama de acessórios que podem deixar a moto preparada para longas viagens. Se vier a um preço interessante, o modelo pode atrair aqueles que procuram uma clássica estilosa e a um preço mais acessível. A Ronin conta com um conjunto técnico interessante, ao menos no papel. 

Motor derivado da Apache

Na Ronin, o propulsor derivado do da Apache subiu para 225,9 cc de cilindrada, que gera 20,4 cavalos de potência a 7.750 rpm e 19,93 Nm de torque a 3.750 rpm. De acordo com a marca, a moto pode atingir 120 km/h de velocidade máxima. Todas as luzes da Ronin são de LED, e o modelo traz um nada convencional painel assimétrico – ele fica posicionado para o lado esquerdo do guidão. Entre as conectividades, a tela tem navegação passo a passo, assistente de voz e análise de pilotagem por meio do aplicativo SmartXonnect da TVS.

TVS Ronin 2022
TVS Ronin 2022
Imagem: TVS

Apesar do estilão mais clássico, as rodas são de liga-leve com 9 raios. O modelo conta com garfo dianteiro invertido e amortecedor traseiro mono. Sua embreagem é assistida e deslizante. Com todos esses atributos e um visual bem estiloso, a Ronin ataca em uma faixa de cilindrada sem concorrentes diretos e com um pacote bem completo para esta faixa de cilindrada.

TVS Ronin 225
TVS Ronin 225
Imagem: TVS

FICHA TÉCNICA – TVS RONIN

PREÇO  a partir de 149.000 rúpias
MOTOR 1 cilindro, 4 válvulas, 225,9 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  20,4 cavalos a 7.750 rpm
TORQUE  19,93 Nm a 3.750 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 66 mm x 66 mm
CÂMBIO 5 marchas
COMPRIMENTO 2.040 mm
LARGURA 805 mm
ALTURA 1.170 mm
ENTRE-EIXOS 1.357 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 181 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 159 kg (ABS 1 canal) / 160 kg (ABS 2 canais)
TANQUE 14 litros
FREIOS ABS na dianteira ou ABS nas duas rodas
FREIO DIANTEIRO Disco de 300 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 240 mm
PNEU DIANTEIRO 110/70 – 17 tubeless
PNEU TRASEIRO 130/70 – 17 tubeless
SUSPENSÃO DIANTEIRA USD de 41 mm de diâmetro
SUSPENSÃO TRASEIRA Mono Shock com 7 níveis de pré-carga

MAIS DO MUNDO MOTO

Fonte: motoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.