A Toyota anunciou o fim do Etios e, com isso, a liberação da linha de montagem em sorocaba, no interior de São Paulo, livre para a produção de um compacto híbrido. Esta é a posição oficial da montadora até o momento.
Mas já sabemos que o tal compacto será um SUV, claro, pois é o carro da moda, e já foi até apresentado na Indonésia como Yaris Cross. O nome deve ser mantido por aqui, então vamos chamá-lo assim.
O novo SUV tem 4,31 m de comprimento e 2,62 m de um eixo a outro. O Hyundai Creta tem 4,30 m e 2,61 m, respectivamente, ou seja, tem praticamente o mesmo porte.
Na Indonésia, as versões somente à combustão são equipadas com um motor 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT.
Já no Brasil o conjunto do Yaris hatch e Sedan serão reaproveitados, ou seja o mesmo 1.5 de até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque máximo, sempre com a caixa automática CVT. Por aqui, carros deste segmento com transmissão manual não tiveram vida longa, motivo para a Toyota não oferecer essa opção.
De volta ao país asiático, as versões mais caras saem de fábrica com um sistema híbrido convencional, combinando o motor 1.5 de 80 cv com um elétrico de 90 cv. A marca já disse que o carro será um híbrido flex, ou seja, vai ser criado um conjunto inédito ou até mesmo importar a motorização do Corolla e do Corolla Cross Hybrid.
O “irmão maior” do Yaris Cross usa um 1.8 flex com 101 cv e 14,5 kgfm acompanhado de um elétrico de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. O câmbio é CVT.
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A Toyota anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão em suas fábricas em porto feliz e Sorocaba, com a previsão de lançar o carro em 2024. A linha estará ocupada com o restante da linha Etios para exportação até o dia 31 deste mês. Passado o período de adaptação, a fabricação do Yaris deve começar somente no final de 2023.
Fonte: autoo