O sucesso das picapes intermediárias híbridas nos EUA tem feito a Toyota considerar cada vez mais a possibilidade de lançar um modelo do segmento, mas não antes de 2027, de acordo com o site americano Automotive News. A marca japonesa também foi vista testando a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota vai anunciar novo investimento no Brasil para ter rival da Fiat Toro e outras
- Toyota mostra Corolla Cross 2025 renovado na Tailândia antes do Brasil
Ainda de acordo com a publicação, a Toyota avalia que as picapes abaixo das médias são mais adequadas para eletrificação e que continua avaliando junto com a matriz no Japão a hipótese de desenvolvimento de um novo utilitário que poderia ter a mesma base do Corolla Cross.
Se vier a ser aprovado, o novo projeto deverá ser baseado no protótipo EPU, que foi mostrado em novembro do ano passado no Salão de Tóquio (Japão). Deverá ser híbrido completo, plug-in ou 100% elétrico, o que ainda não foi definido. O tamanho será um pouco maior que a Ford Maverick, com distância entre-eixos de 2,72 metros.
Toyota avalia rivais
Além desse detalhe não se sabe muito sobre a picape conceitual, além do fato de ter estrutura do tipo monocoque, o que contribui com a leveza. Porém, a Toyota ainda está em dúvida se uma picape intermediária faria o sucesso suficiente para justificar todo o processo de desenvolvimento, fabricação e distribuição.
Um parâmetro para isso é o volume de vendas da Hyundai Santa Cruz, que é considerado modesto pela Toyota, em torno de 36 mil unidades em 2023. De qualquer forma, a marca japonesa vai avaliar os prós e contras para ter um veredicto. No Brasil, o segmento de picapes intermediárias chama atenção e terá novas integrantes. Além dos modelos da Renault e Nissan, a partir de 2026 a Volkswagen terá a Tarok, que será feita no Panará.
Assim como A VW Tarok deverá ter, a nova picape da Toyota também contará com em ligação entre a cabine e a caçamba para que o usuário possa levar objetos mais compridos, seguindo a tendência das picapes se aproximarem cada vez mais dos SUVs nos mais variados aspectos.
Embora a Toyota não confirme, a nova picape intermediária eletrificada deverá ser fabricada em Sorocaba (SP), onde vai se concentrar a fabricação da marca no Brasil, uma vez que a unidade de produção será desativada gradualmente até 2026.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo