A Toyota anunciou que participará da última etapa do campeonato japonês de Endurance com um carro sustentável. Veja!
Carro sustentável da Toyota em Fuji
A Toyota anunciou nesta semana a participação na última etapa do Super Taikyu, campeonato japonês de Endurance, com um carro sustentável.
A corrida terá duração de quatro horas e acontecerá no famoso circuito de Fuji, neste fim de semana.
Para participar do evento, a montadora japonesa utilizará modelos que funcionam com hidrogênio líquido e combustível neutro em carbono.
Os modelos serão: ORC ROOKIE GR Corolla H2 Concept e ORC ROOKIE GR86 CNF Concept.
Modelo a hidrogênio
O Toyota Corolla movido a hidrogênio já atuou no evento automobilístico no circuito em Fuji, na etapa de 24 horas de duração.
Após essa ocasião, que aconteceu em julho, pela quarta etapa do campeonato em Autopolis, o modelo a sustentável por mais aprimoramentos a fim de maior evolução e desenvoltura.
Planos para 2024
Como planejamento para o próximo ano, a Toyota segue promovendo melhorias em seus veículos sustentáveis para 2024.
O principal foco da montadora é a obtenção de mais agilidade, tanto para os modelos, quanto para as equipes da marca, participantes dos torneios automobilísticos.
Corolla a hidrogênio
O Corolla movido a hidrogênio conta com peso reduzido de 1.860 kg já que a confecção desse modelo leva em conta fatores como espessura e número de peças.
Outro ponto de ajuste da Toyota para o modelo foi a redução de emissões de CO² dos veículos e das fábricas como forma de atender às metas de neutralidade.
Para otimizar esse papel, a montadora instalará um dispositivo para absorver, separar e capturar CO² da atmosfera.
Ganhos com o nitrogênio
As bombas de nitrogênio atuam de modo positivo nos veículos ao gerar alta pressão de combustível com estabilidade para alcançar alto rendimento.
Apesar do grande desafio que envolve a utilização do hidrogênio sem perder a força dos veículos, a Toyota melhorou o desempenho de aumento de pressão e durabilidade das bombas.
De acordo com a marca, na etapa de Fuji, o número máximo de voltas que o veículo a hidrogênio poderia dar era 16 com um único abastecimento.
No entanto, com os novos avanços da Toyota, a ideia é atingir a marca de 20 voltas sob os mesmos padrões.
O novo objetivo se dá pela melhor precisão adquirida no nível de enchimento do tanque de hidrogênio.
Com isso, é reduzida a quantidade de gás de ebulição ao diminuir o calor que entra no tanque, assim otimizando a injeção de combustível com o pedal do acelerador parcialmente pressionado.
Teste em vias públicas
Além dos experimentos com fins esportivos, a Toyota também testará um veículo com motor a hidrogênio em vias públicas.
Na demonstração, a montadora espera desenvolver sua praticidade para uso comercial.
Além disso, a operabilidade e a durabilidade no ambiente serão temas avaliados pela marca nos testes de desenvolvimento da tecnologia.
Fonte: garagem360.com.br