A venda de SUVs no Brasil surpreende – pelo menos quem não acompanha os números do setor nos últimos anos. Em crescente vertiginosa, o mercado de utilitários esportivos nunca esteve tão quente em nosso país e no mundo!
A venda de SUVs no Brasil surpreende com sua escalada na última década
Por anos os SUVs foram vistos como carros de luxo, inacessíveis por parte da população. Graças à popularidade dos sedans e hatches, modelos mais baratos, essa crença tomou força e, até hoje, ainda é comum.
No entanto, os dados mostram que na última década algo mudou. Afinal, hoje os SUVs, utilitários esportivos de alta tecnologia e desempenho, estão entre os carros mais buscados pelos motoristas.
E muito se engana quem acha que eles vendem apenas no mercado de usados – os SUVs zero quilômetro experimentaram forte arrancada em seus números.
Quase metade dos carros vendidos no mundo são SUVs
Ao que tudo indica o mercado brasileiro segue uma tendência global. Hoje, quase 50% dos carros vendidos no mundo se encaixam na categoria dos SUVs.
Esse novo formato se justifica por alguns pontos essenciais:
- Percepção do público: No início dos anos 2000 muitas pessoas preferiam um carro com menos recursos, mas mais barato. Hoje, com mais tecnologia implementadana indústria, a busca por um carro que contenha itens modernos tem sido prioridade;
- Preço: Inicialmente a diferença de preços entre SUVs e outras categorias era mais expressiva. Hoje, especialmente no mercado de usados, é muito mais vantajoso adquirir um carro mais moderno, espaçoso e robusto, mesmo que gastando um pouco a mais ou trocando a compra de um novo por um SUV usado;
- Adesão pela indústria: não são apenas concessionárias e público que percebem a escalada de popularidade dos SUVs. As montadoras estão cientes e investem ativamente nisso – tanto que marcas fora deste setor agora investem no desenvolvimento de SUVs próprios. Este aumento da oferta dá ainda mais opções para o comprador, e coloca mais veículos do tipo no mercado de usados.
Venda de SUVs no Brasil em 2023
Vindo corroborar essa percepção e dados globais, a Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em seus relatório mensais, nos aponta a tendência de venda dos SUVs no Brasil. Para se ter uma ideia, no ano de 2012 este segmento representava apenas 8% das vendas.
Hoje, no primeiro trimestre de 2023, já são 46%! Se extrapolarmos para o restante do ano, e com a redução de preços graças às medidas do Governo e das montadoras, é possível imaginar um crescimento ainda maior dessa fatia.
Podemos observar que SUVs venderam mais que carros populares, como o Fiat Mobi ou Renault Kwid, e clássicos absolutos nas casas brasileiras, como o Toyota Corolla e o VW Gol.
Destaque fica com o Jeep Compass, que vendeu mais de 26 mil unidades até maio deste ano. Em seguida, vemos o Hyundai Creta, com mais de 25 mil, e o VW T Cross e o GM Tracker, ambos com mais de 24 mil. Fechando o top 5 temos o Nissan Kicks, que vendeu mais de 18 mil.
Assim, com uma clara escalada na venda de SUVs no Brasil, e no mundo, fica claro como as mudanças de mercado e preferências do público devem ser estudadas a fundo. Claro, as montadoras estão de olho e este segmento promete ver cada vez mais investimentos nos próximos anos.
Fonte: garagem360.com.br