Andar demais com o veículo, consequentemente tende a gerar mais desgaste nas peças. Porém, andar pouco também tem seus ‘’problemas’’ para os carros. Veja.
Problemas de carros que rodam pouco
Parece controverso, mas a realidade é que utilizar pouco (ou muito pouco) um carro não é bom negócio.
Isso vale, por exemplo, para quem anda menos de 10 km por dia com o automóvel.
Quem utiliza o veículo desta forma compromete alguns componentes do carro, como: combustível, pneus, pintura e desgaste de peças mecânicas.
O combustível de um carro pouco utilizado tende a perder efetividade no reservatório, enquanto os pneus pouco movimentados podem se deformar com o passar do tempo.
Além disso, se o automóvel não é colocado nas ruas, provavelmente pode ser pouco lavado e higienizado internamente.
Desse modo, o estrago pode ser ainda maior já que a pintura pode sofrer danificações, ainda mais em garagens descobertas e/ou sem proteção.
Por fim, o longo tempo de pausa faz com que algumas peças ressequem, já que não há movimentação de fluidos importantes para a estrutura de funcionamento do veículo, com o óleo.
Cuidados necessários
Com isso, o(a) dono(a) de carro que não sai muito às ruas, precisa adotar alguns comportamentos em prol da preservação do veículo.
É importante repensar qual combustível é utilizado, uma vez que com o carro andando pouco, a alternativa mais interessante é buscar um que seja mais duradouro e resistente as pausas.
Além disso, quem tem esse perfil de proprietário(a) precisa mais do que ninguém checar a calibragem dos pneus sempre que decidir andar com o possante.
Você vai gostar: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos
Apesar das dicas, nada é mais efetivo do que de fato andar com o carro, nem que seja algumas voltas nas redondezas, sempre que possível.
Por fim, como solução definitiva para um carro pouco ou nada utilizado é vendê-lo, já que ele pode não estar sendo útil o suficiente para valer o investimento.
Andar de mais também pode desgastar
Sendo assim, o ideal é usar o veículo como um aliado do dia a dia mesmo, afinal não foi para isso que você o comprou?
Por outro lado, mesmo que rodar pouco não seja recomendado, andar demais também aumenta as chances de problemas mecânicos.
Isso é natural, uma vez que, nesse caso, o veículo está mais exposto às condições externas e de desempenho de sua estrutura.
Fonte: garagem360.com.br