O Toyota Etios foi lançado no final 2012 no Brasil como o primeiro compacto nacional da marca, uma estreia há muito esperada.
Desenvolvido especialmente para os mercados emergentes, o Etios chegou ao país deixando a desejar no estilo e com motores acima de 1.0 litro, o que o afastou do mercado de populares.
Produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), o veículo, por outro lado, conquistou reconhecimento pela sua robustez e passou a receber melhorias ao longo dos anos que corrigiram deficiências da primeira geração.
VEJA TAMBÉM:
• Por menos de R$ 35 mil, Etios usado é o “hatch popular” honesto da Toyota
Apesar disso, o Etios não é imune a críticas de seus proprietários. AUTOO fez um levantamento de reclamações na internet e mostra a seguir alguns aspectos que deixam a desejar.
Diversos proprietários têm relatado problemas que afetam a experiência de condução. São questões de recall do airbag, pintura descascando e infiltração de água e poeira na cabine que aparecem com mais frequência em plataformas especializadas em defesa do consumidor.
RECLAMAÇÕES DOS DONOS DE TOYOTA ETIOS
Recall
Em um caso, por exemplo, um cliente ao verificar o site da Toyota, notou que o recall foi feito apenas no airbag do passageiro, enquanto o do motorista não foi mencionado. Apesar da dúvida, a Toyota esclareceu que não havia pendências de recall em seu sistema.
Outro proprietário relatou um problema mais grave após realizar o recall do airbag do modelo 2017/2018. Ele se envolveu em uma colisão frontal, e o airbag não foi acionado. Em resposta, a Toyota explicou que os airbags só ativam em colisões de maior severidade e que, no caso em questão, outros sistemas de segurança do veículo foram suficientes.
Já um terceiro consumidor, ao tentar realizar a transferência de seu Etios 2015, descobriu a necessidade de um recall no airbag. Ele agendou o serviço, mas a concessionária cancelou o agendamento devido à falta da peça e sem previsão de reposição. O cliente relatou sua frustração, mas posteriormente informou que a situação foi resolvida.
Pintura descascando
Outro problema recorrente mencionado por proprietários do Toyota Etios é o desgaste da pintura, especialmente na tonalidade branca perolizada.
Vários consumidores afirmaram que, ao buscar assistência da Toyota para resolver o defeito, suas garantias foram recusadas. Em alguns casos, o veículo foi repintado, mas o defeito voltou a aparecer. Apesar de a maioria dos relatos se referir a carros na cor branca, há registros de falhas semelhantes com outras cores também.
“Tenho um Toyota Etios Sedã 2017/2018, cor branco pérola. Em meados de 2023 comecei a perceber desplacamento da pintura na coluna traseira, próximo ao vidro, em ambos os lados. No começo não me preocupei, mas o problema avançou e agora está desplacando desde próximo à tampa do porta malas, avança pela coluna traseira e pelas laterais do teto, em ambos os lados.”, afirmou um proprietário.
“Recentemente, percebi que a pintura no teto do carro, especialmente na região das calhas, começou a apresentar descamação significativa. Além disso, na região da dobradiça da porta do porta-malas, observei a presença de ferrugem. Tais problemas são de grande preocupação, visto que indicam potenciais falhas na integridade e durabilidade do veículo.”, afirmou outro.
“Tenho um Toyota Etios 2016, na cor branca, e no ano passado notamos que a pintura dele estava se descascando, levamos para uma oficina de lanternagem e fizemos o serviço na pintura, entretanto o veículo começou a descascar novamente, só que em outras parte (porta, tampa de mala e capô).”, informou o proprietário.
Neste caso, a concessionária Toyota contatada, ofereceu uma consulta para diagnóstico do problema.
Infiltração e poeira
Outro caso que os proprietários do Toyota Etios relatam dificuldade é o surgimento de infiltrações no interior do veículo. Alguns donos foram surpreendidos ao encontrar áreas internas do carro com acúmulo de água ou poeira, o que tem gerado insatisfação.
“Adquiri um Etios hatch 0 km e sempre tive problemas com entrada de poeira em excesso (muito mesmo) no veículo. Gostaria de saber se este problema é recorrente para o modelo, para quem trafega em estradas de terra”, disse uma das queixas mais recentes.
Na ocasião, a Toyota afirmou que para identificar qualquer problema no veículo mencionado, é necessário que o proprietário agende uma consulta com uma de suas concessionárias. Dessa forma, o local poderá realizar um diagnóstico completo e fornecer todo o suporte necessário para solucionar o inconveniente.
Em mais um dos registros, uma proprietária relatou que adquiriu recentemente um Toyota Etios X 1.3 2020 e, logo na primeira chuva, percebeu que entrou água no assoalho do lado esquerdo, onde fica o motorista. Esse problema causou um odor desagradável no veículo, comparado a “cachorro molhado”. Mesmo após levar o carro a várias oficinas, o problema não foi identificado.
A proprietária expressou sua decepção, destacando que escolheu o Etios com base na confiabilidade da Toyota, uma marca que sempre foi presente em sua família e nunca havia causado transtornos. Agora, está em busca de uma solução para o problema.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Fonte: autoo