O preço do diesel está alto e complica na hora de abastecer? Mas é possível fazer o combustível render mais?
Sim, nós do Garagem 360 não queremos ensinar “padre a rezar a missa”, porém alguns pontos podem passar despercebidos no quesito economia.
Com o preço do diesel nas alturas, como fazer o combustível render mais
Você deve ter notado que o preço do diesel disparou. De acordo com dados do Panorama Veloe de Indicadores de Mobilidade, a média de preço do diesel comum e do diesel S-10 apresentou aumentos expressivos no ano.
As altas foram de 9,9% e 9,2%, respectivamente, em relação ao mês de agosto.
Sem mais conversa, vamos as dicas:
Participe de treinamentos
Se não se sentir preparado, pode realizar treinamentos de prática de direção mais eficientes, que incluem práticas para aceleração, velocidade e frenagens, bem como uma melhor utilização dos sistemas de freios e acelerador.
Essa dica é essencialmente válida para frotistas, uma vez que precisam desenvolver manuais para seus motoristas.
Controle de peso
Evite ultrapassar o peso de carga recomendado para o veículo, pois o excesso de peso aumenta o consumo de combustível. Faça uma gestão adequada da carga e verifique regularmente se não há excesso de peso.
Escolha do posto vai além do preço do Diesel
Opte por postos de combustíveis confiáveis e de qualidade, visto que a qualidade do diesel pode afetar o desempenho do veículo e o consumo de combustível.
Manutenção
A manutenção regular inclui a limpeza e substituição dos filtros de ar e de combustível, verificação da pressão dos pneus, alinhamento, fluidos, balanceamento, assim como os freios e outros componentes.
Um veículo em boas condições de rodagem tende a ter um consumo de combustível mais eficiente.
Aproveite a inércia e a força da gravidade
Newton nunca esteve errado. Primeiro, um corpo em movimento tende a ficar em movimento. Na prática, na vida de um caminhoneiro ou de quem está dirigindo um veículo mais pesado é:
Evitar acelerar e frear desnecessariamente
Utilizar a inércia para manter uma velocidade constante em descidas e terrenos favoráveis.
E não usar da chamada “banguela” na descida. Essa prática irresponsável consiste em colocar o câmbio em “ponto morto”, ou neutro, e deixar a inércia agir, mas não deve ser feita de forma alguma.
Além de danificar componentes do motor, deixar o veículo correr solto na via é considerado uma infração média, que rende quatro pontos na Carteira.
Planeje as rotas
Planeje suas rotas de forma eficiente, evitando congestionamentos e trajetos perigosos, com trechos de estrada com muitos buracos.
Para isso, utilize aplicativos de navegação que possam ajudar a encontrar as rotas mais rápidas e econômicas.
Por fim, considere o uso de toda a tecnologia que puder ajudar na economia de combustível, como sistema de gerenciamento de frota, dispositivos de monitoramento de consumo em tempo real, etc.
Fonte: garagem360.com.br