O carro elétrico pode ficar mais caro a partir do segundo semestre! Mal deu tempo de comemorar o aumento das vendas dos carros eletrificados e híbridos no país e o número de emplacamentos já deve diminuir. Entenda os motivos.
Carro elétrico mais caro se imposto de importação não continuar zerado. Foto: Freepik
Carro elétrico mais caro a partir do segundo semestre
O novo aumento de preço dos carros elétricos pode acontecer porque o governo estuda uma possível reintrodução do imposto de importação, que vai aumentar os preços dessa categoria, que já são altos.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
De acordo com a Resolução da Camex, que define exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul, a alíquota para importação de carros a combustão é de 35%, enquanto é zerada na importação de veículos elétricos. Já dos híbridos, a alíquota varia entre 2% e 4% dependendo do tamanho e eficiência.
O motivo é o incentivo ao aumento da eletrificação da frota brasileira, algo relevante para reduzir as emissões de carbono. Segundo o estudo “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”, da associação nacional das montadoras (Anfavea), o mercado brasileiro pode dar um salto nos próximos anos no país. Salto este que esta ameaçado com um possível aumento na carga tributária.
Atualmente, a participação dos eletrificados ainda é modesta, de pouco menos de 2% das vendas. As estimativas da Anfavea é de até 2030 este percentual chegue varie entre 12% e 22% dos emplacamentos.
Ainda não há uma estimativa de quanto a retirada da isenção vai impactar no preço dos eletrificados. Atualmente o modelo elétrico mais barato do país é o JAC E-JS1 – R$ 145.900, um hatch de 302 km de autonomia (norma NEDC).
Se ainda for aplicada a alíquota de 35% de importação, este modelo pode chegar próximo aos R$ 200 mil, o que pode inviabilizar a compra.
Aumento gradativo
Em nota no Jornal do Carro a Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, propõe o escalonamento da alíquota do imposto, começando em 2% até chegar a 20% em dez anos. O mesmo percentual valerá para híbridos.
Isenção do IPVA
Estados que disponibilizam desconto ou zeraram o IPVA:
- Distrito federal.
- Maranhão.
- Paraná
- Pernambuco.
- Piauí
- Rio Grande do Norte.
- Sergipe.
Além disso, em São Paulo, veículos eletrificados não têm que obedecer as regras do rodízio.
Projeto de Lei prevê isenção fiscal
Tramita na Câmara Legislativa o Projeto de Lei 5308/20, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as importações e saídas de veículos elétricos ou híbridos.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br