O BYD Dolphin é o carro 100% elétrico mais vendido de agosto, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Foram 371 emplacamentos no mês, superando os concorrentes diretos e indiretos do setor.
Parece pouco, mas não é, principalmente se você avaliar que há poucos anos, esse número representava a venda de todos os eletrificados vendidos no país em um ano.
Mas porque tanto sucesso? Listamos 5 motivos.
5 motivos do BYD Dolphin vender tanto
Antes de mais nada, vamos aos motivos:
Preço
Não é o veículo elétrico mais barato, visto os preços do Chery iCar (R$ 119.000) e JAC JS1 (R$ 139.990), porém é o mais confiável em sua faixa de preço. Inclusive, esses carros só ficaram mais baratos após o lançamento do Dolphin no país.
Vendido por R$ 150 mil, o BYD Dolphin é relativamente acessível, principalmente se você avaliar o preço de outros eletrificados, como os da Volvo, que partem dos R$ 200 mil com a chegada do EX30.
Desempenho
O Dolphin não faz sucesso no mundo à toa. O carro é construído sobre a e-Platform 3.0, arquitetura para veículos 100% elétricos exclusiva da marca chinesa.
Não é um dos maiores, mas nem precisa ser, já que tem um apelo mais urbano de carro usado no cotidiano, com maior agilidade e facilidade em estacionar.
As dimensões são semelhantes às do HB20 hatch: 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura.
Além disso, conta com o motor elétrico de 95 cv e 18,3 kgfm, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 160 km/h.
Autonomia
Outro diferencial do hatch é sua autonomia. De acordo com o Inmetro, as baterias de 44,9 kWh LFP Blade possuem uma autonomia de até 291 km com uma recarga.
Já nas contas da empresa, que usa como base o ciclo WLTP, essa autonomia é maior, de 350 km.
Globalização do veículo
Recentemente, a BYD afirmou que em dois anos de lançamento, o veículo já vendeu 462.000 unidades em todo o mundo.
Em agosto foram mais de 32 mil unidades, o que dá mais de mil vendas globais por dia , encabeçada não só pela China, mas também por outros países da Ásia, América Latina e timidamente a Europa.
Maior confiança do brasileiro
Apesar do Brasil ainda não contar com uma infraestrutura sólida de recarga e os preços não serem os mais atrativos, muitos brasileiros ainda acreditam numa maior eletrificação da frota.
Assim, decidem começar com um modelo eficiente, que recebe boas avaliações e é mais acessível.
E você? Teria coragem de comprar um BYD Dolphin?
Fonte: garagem360.com.br