A Honda registrou uma nova patente para uma versão “turbo” sobrealimentada do motor bicilíndrico em linha usado em suas motocicletas de 1.100 cc, de acordo com informações publicadas pela revista alemã “Motorrad”. O registro a utilização de um compressor possivelmente nos modelos que utilizam o famoso bicilíndrico da marca, ou seja, CRF 1100L Africa Twin, NT 1100 Tourer, CMX 1100 Rebel e Hawk 11
Os benefícios de sistema como este incluem diminuição das perdas por atrito, economia de combustível e aumento de desempenho. Em uma das patentes, o compressor fica localizado atrás do bloco do motor e é acionado mecanicamente, segundo relatou a revista.
O objetivo é gerar mais torque do que potência máxima, sem atrasos no acionamento, evitando necessidade de aumentos excessivos no volume do motor para aumentar o desempenho ou mesmo se adequar a novas regras de emissões de poluente. Na imagem obtida pela “Motorrad” é possível notar que a estrutura do modelo é da Africa Twin.
Como se trata somente de um registro de patente, não é possível garantir que uma Africa Twin “Turbo” realmente se tornará realidade, mas o que podemos ter certeza é que a Honda está de olho nesta tecnologia que pode aparecer de algum modo em futuros modelos da marca.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo