A Opel, marca hoje pertencente ao grupo Stellantis, anunciou a chegada do Astra Electric ao mercado europeu. A aguardada versão 100% elétrica do carro que é sucesso desde 1991, com mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, já está disponível na carroceria hatchback – uma versão station wagon está a caminho.
Saiba mais sobre a versão 100% elétrica do Opel Astra
Fundada em 1862, a montadora alemã Opel é uma das mais antigas do mundo. Por quase um século, foi o braço europeu da General Motors (entre 1929 e 2017), ao lado da britânica Vauxhall.
No Brasil, a GM produziu o Chevrolet Astra, em carrocerias hatchback e sedã, entre 1998 e 2011 – sua última edição era equipada com motor 2.0 flex de 140 cv. A Stellantis, no entanto, não tem planos de reintroduzir o modelo no País.
O modelo estreou sua 8ª geração em 2021, sendo produzido na mesma plataforma EMP2 que a Stellantis utiliza para fabricar o novo Peugeot 308.
Já há alguns anos existia uma opção eletrificada do Opel Astra estava disponível na Europa – a variante híbrida plug-in (PHEV), que coexistia com as equipadas com motores a gasolina e a diesel.
Astra tem condução livre de emissões
A Stellantis ressalta que o novo Opel Astra Electric GS oferece um prazer de condução localmente isento de emissões, mesmo em viagens mais longas. O alcance, de acordo com o ciclo WLTP1, é de até 418 quilômetros, com uma rodagem silenciosa e leve, porque o novo Astra Electric pesa apenas 1.679 kg. “Essa é uma grande vantagem que se nota a cada pisada no pedal e em cada curva”, destaca a montadora.
Design arrojado e muita tecnologia na cabine
O design do Astra totalmente elétrico apresenta a identidade de marca Opel Vizor, incluindo um design de para-choque dianteiro mais esportivo. O modelo vem de série com rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios em preto brilhante, que realçam o seu aspeto arrojado e puro.
A pintura bicolor com o teto e as caixas dos retrovisores exteriores na cor preto carbono também garantem ao Opel Astra Electric GS um aspecto marcante.
Quanto à tecnologia a bordo, destaque para o sistema Intelli-Drive 2.0, que estreia no modelo e integra vários assistentes eletrônicos de assistência à direção e os combina pela primeira vez, com mudança de faixa semiautomática e adaptação inteligente de velocidade.
Se a faixa pretendida estiver livre, o assistente dirige o Astra Electric para a faixa pretendida com pequenos movimentos de direção. E a adaptação inteligente de velocidade garante que a velocidade do veículo seja reduzida quando um novo limite de velocidade for atingido. O Intelli-Drive 2.0 também usa informações da rede over-the-air (OTA).
Aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de sonolência, controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go, piloto de estacionamento na frente e atrás, e câmera Intelli-Vision de 360 graus são outros recursos oferecidos
O Pure Panel totalmente digital também traz comodidades ao motorista. Os sistemas de infoentretenimento apresentam funções gráficas, multimídia e de visão computacional aprimoradas.
O conjunto de duas telas widescreen de 10 polegadas exibe todas as funções importantes, como status de carga da bateria ou alcance, enquanto configurações como a de controle da temperatura interna ainda podem ser facilmente ajustadas com o toque de um botão.
Com o grande head-up display e o reconhecimento de voz natural, os olhos do motorista podem manter-se concentrados na estrada e no trânsito.O conforto é aprimorado pelo assento ergonômico Active Sport.
Potência e bom desempenho
O novo Opel Astra Electric GS é dotado de motor elétrico que entrega 115 kW (156 cv) de potência e 27,5 kgf.m de torque máximo – ambos disponíveis desde o primeiro toque no pedal do acelerador, garantindo partidas rápidas.
O baixo peso total de 1.679 kg contribui para o bom desempenho. Além disso, enquanto muitos outros carros elétricos são limitados a 150 km/h ou 160 km/h, o Astra Electric atinge a velocidade máxima de 170 km/h. Dependendo das preferências, os condutores do Astra Electric podem escolher entre os três modos de condução Eco, Normal e Sport.
A energia é armazenada em uma bateria compacta de íons de lítio de 54 kWh, que oferece embalagem eficiente, baixo peso, grande autonomia e tempos de carregamento curtos.
O hatch pode percorrer até 418 km sem recarga, e requer apenas 14,8 kWh de eletricidade por 100 km.
O sistema de frenagem regenerativa garante que a energia possa ser recuperada durante a condução. Mesmo quando o Astra elétrico a bateria precisa ser recarregado, isso significa apenas um breve “pit stop” em um ponto de carregamento.
O Astra Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW.
A bateria está localizada na parte inferior da carroceria, portanto não há espaço para passageiros e bagagens perdidos no interior.
Mesmo com os bancos traseiros levantados, o Astra Electric oferece 352 litros de espaço para bagagem no porta-malas – com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para até 1.268 litros.
A Stellantis informa que, num primeiro momento, o novo Opel Astra Electric GS está disponível em planos de locação na Alemanha, com mensalidades a partir de € 399 (R$ 2.080). A gama será complementada ainda neste ano com o Opel Astra Sports Tourer Electric, que será a primeira perua totalmente elétrica produzida por uma montadora alemã.
Fonte: garagem360.com.br