Com 26.012 unidades emplacadas até o final do mês de maio, o Jeep Compass figura como o SUV mais vendido do País neste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Por mais paradoxal que possa parecer, no entanto, ele não é nem de perto o utilitário esportivo preferido do público. Entenda.
SUV mais vendido do País, Jeep Compass está longe de ser o preferido do público
Dessas 26.012 unidades emplacadas do Jeep Compass, mais de dois terços (17.953, ou 69%) referem-se a vendas diretas – que refletem os carros comprados por empresas, frotistas e locadoras. Nesse quesito, aliás, o Compass é o terceiro entre todos os modelos do mercado, atrás somente da picape Fiat Strada e do hatch Chevrolet Onix.
Primeiramente, vamos conferir o total de vendas dos 10 modelos mais emplacados entre os SUVs no acumulado até maio:
- Jeep Compass – 26.012
- Hyundai Creta – 25.352
- VW T-Cross – 24.771
- Chevrolet Tracker – 24.010
- Nissan Kicks – 18.589
- Jeep Renegade – 18.238
- Toyota Corolla Cross – 18.126SUV
- VW Nivus – 17.126
- Fiat Pulse – 17.044
- Honda HR-V – 15.735
Porém, na lista dos SUVs mais vendidos no varejo – ou seja, para o público geral, o que denota a preferência do brasileiro –, o modelo da Jeep aparece apenas na 10ª posição. Na verdade, embora seja o 2º da lista acima, o SUV preferido do brasileiro é o Hyundai Creta.
Por sinal, no varejo, o Creta supera todos os modelos de automóveis vendidos no Brasil, emplacando mais até do que a campeoníssima Fiat Strada – 23.407 unidades a 13.239.
Confira o ranking dos 10 SUVs preferidos do público – unidades vendidas no varejo:
- Hyundai Creta – 23.407
- Chevrolet Tracker – 15.922
- Toyota Corolla Cross – 15.593
- Honda HR-V – 14.465
- VW T-Cross – 12.523
- Fiat Fastback – 11.929
- Fiat Pulse – 11.836
- VW Nivus – 11.792
- Nissan Kicks – 11.513
- Jeep Compass – 8.059
A cada dez 10 comercializados, 4 saem por venda direta
A Fenabrave classifica como venda direta toda a negociação na qual o CNPJ que consta como emissor da nota fiscal seja de um fabricante de veículos. Esse tipo de comercialização tem crescido nos últimos meses.
Segundo a entidade, o aumento percentual das vendas diretas pode ocorrer, como de fato acontece atualmente, por uma queda mais significativa nas vendas ano varejo, as quais estão, naturalmente, mais suscetíveis às oscilações do mercado – causadas por fatores como as altas taxas de juros, que dificultam o acesso da pessoa física a um carro 0km.
No acumulado deste ano, as vendas diretas representaram 43,12% das transações totais. Este percentual é ainda mais elevado na categoria chamada de “comercial leve’, que inclui as picapes. Sim, a maior parte dos negócios com a Fiat Strada – 28.300 de 41.539, ou 68,12% – saiu por venda direta.
Fonte: garagem360.com.br